Rio de Janeiro

Bondinho Pão de Açúcar celebra 109 anos nesta quarta-feira

Um dos cartões-postais da cidade tem o teleférico mais antigo do mundo. Shows e mostra marcam a data


Publicado em 26 de outubro de 2021 | 15:12
 
 
 
normal

Dezesseis dias depois do aniversário de 90 anos do Cristo Redentor, outro atrativo famoso do Rio de Janeiro comemora uma data importante. Em 27 de outubro de 1912, um bondinho aéreo ligava o Morro da Urca ao famoso Pão de Açúcar, possibilitando aos visitantes a primeira vista privilegiada e em 360° da cidade.

O Caminho Aéreo Pão de Açúcar foi idealizado pelo empresário Augusto Ramos após a grande Exposição Nacional na Urca. Desde então, o bondinho já recebeu mais de 45 milhões de visitantes do mundo todos os lugares e também se tornou o teleférico mais antigo do mundo em funcionamento.

Nos 109 anos de história, o atrativo carioca já recebeu personalidades como o cientista Albert Einstein, a militante Malala Yousafzai e o príncipe Harry, além de ter sido locação de filmes icônicos como "007 contra o Foguete da Morte", de 1997.

Comemoração

No aniversário, a ideia dos administradores da atração é proporcionar experiências únicas aos visitantes e possibilitar que o público aprenda ainda mais sobre a história do parque onde ele está inserido e da cidade. Até o final deste mês, os frequentadores terão 10% de desconto no bilhete e nas visitas guiadas do Tour Histórico, Bastidores e Ecológico e nas compras realizadas pelo site.

Nesta quarta-feira, o parque terá show do músico carioca Gláucio Cristelo, conhecido como "Piano Rock", às 11h, tocando clássicos do pop e rock que fizeram história no Anfiteatro, palco para os inesquecíveis shows do "Noites Cariocas", com nomes como Barão Vermelho, Tim Maia e Paralamas do Sucesso.

Os turistas também vão poder tirar fotos com moldura temática de aniversário para registrar a visita e recebê-las por e-mail. Quem visitar o Bondinho no dia 30, às 11h e às 13h, poderá apreciar a apresentação dos alunos da Orquestra Maré do Amanhã no mirante Maria Ercília, localizado no morro da Urca.  

Exposição

Será inaugurada ainda a mostra com momentos importantes da história do parque, exposição de maquinários e peças do acervo do Bondinho, como da primeira versão dos bondes de 1912 a 1972, da segunda versão de 1972 a 2008 (já com design em formato de bolha) e também as polias trocados neste ano em uma megaoperação histórica  as polias são dispositivos utilizados para mudar a direção dos bondinhos.

A exposição acontece no hall de entrada, localizado na Estação Praia Vermelha. Os turistas que queiram continuar a experiência pela história do parque poderão ainda conferir o Espaço de Memória Cocuruto, reaberto recentemente no morro da Urca.  

Para ter acesso ao Bondinho Pão de Açúcar é necessário a apresentar comprovante de vacinação, medir temperatura e usar máscara durante a permanência no parque, exceto na hora da alimentação, informa a administração do bondinho.

Serviço

Aniversário do Bondinho Pão de Açúcar

Quando: Dias 27, 30 e 31/10  

Horário de funcionamento: De segunda a quinta-feira, das 10h às 19h, e de sexta a domingo, das 9h às 19h, ambos com entrada de visitantes permitida até as 18h.

Observação: É pbrigatório apresentar comprovante de vacinação físico ou no app ConecteSUS e documento de identificação com foto.

Informações: Clique aqui ou Instagram/bondinhopaodeacucar

Ingressos: R$ 120 (adultos) e R$ 60 (meia-entrada). Desconto de 10% até o dia 31/10  nas compras realizadas pelo site com o cupom ANIVERSARIOBONDINHO, com utilização válida até 19/12/2021. Crianças até 5 anos não pagam e de 6 a 12 anos não pagam até 31/10.  

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!