Sustentabilidade

Céu de Montanhas é a única iniciativa mineira na final do Prêmio Braztoa

Catálogo propõe vivências de turismo rural e de base comunitária na região de Brumadinho; premiação é no dia 25 de novembro

Por O Tempo
Publicado em 24 de outubro de 2023 | 17:33
 
 
 
normal

Céu de Montanhas, o projeto de turismo rural e de base comunitária de Brumadinho, é a única iniciativa sustentável de turismo de Minas Gerais classificada para a final da 10º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/2024. a inscrição ao prêmio foi feita pelos próprios empreendedores, como forma de dar visibilidade à iniciativa. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 25 de novembro, em Vitória (ES) e terá transmissão ao vivo pelo Youtube.


O projeto de concorre com outras 24 iniciativas de vários Estados do país. A premiação foi criada pela  Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) para incentivar, reconhecer e dar visibilidade às ações que destaquem as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional. Nesta edição, a valorização das experiências e da gestão foi a temática mais prevalente nos inscritos.


"Meu coração bateu mais forte ao receber a notícia de que o Céu de Montanhas está entre os finalistas no prêmio, um dos mais importantes do turismo brasileiro que reconhece a sustentabilidade e inovação para operadores nacionais e internacionais. O Céu de Montanhas é um coletivo com mais de 30 experiências inusitadas e cheias de afeto, principalmente na região da encosta da serra da Moeda, em Brumadinho. Cerâmica, quilombos, gastronomia, bem-estar, hortas e agroflorestas encantam cada turista que passa por aqui, e hoje, nossos maiores porta-vozes são os turistas que vêm, vivenciam e recomendam aos amigos", afirma Marcela Azevedo, uma das empreendedoras que participam do projeto.


O Prêmio reconhecerá dez iniciativas em duas categorias: Gestão/Governança e Experiência/Produtos. Ao todo, foram inscritos 98 cases de 22 Estados e do Distrito Federal. Para Marina Figueiredo, presidente-executiva da Braztoa, são cases inspiradores para multiplicar em outras iniciativas para transformar o turismo.


Lançado em julho de 2022, o catálogo Céu de Montanhas é uma publicação inédita que reúne quase 40 experiências turísticas disponíveis em Brumadinho. A coletânea —desenvolvida pela Vale com curadoria do designer Ronaldo Fraga e da consultora Miriam Rocha ­— é resultado de um extenso trabalho de mapeamento, assessoria técnica e sistematização da oferta de turismo rural e de base comunitária no município.


As experiências


Extrair o barro e produzir uma peça de cerâmica. Tomar um banho de imersão em cerveja. Colher alimentos no quintal e participar da feitura de uma refeição tipicamente mineira. Essas são apenas algumas das 40 vivências turísticas propostas no catálogo Céu de Montanhas. Todas essas experiências têm uma conexão direta com a vida rural.


No Sítio Fotossíntese, o visitante depara com uma horta com temperos tradicionais, um extenso pomar, um quintal com mais de 40 espécies de árvores nativas e comida de verdade servida na varanda. Já o Ateliê Cerâmica Raiz é parada obrigatória para quem se interessa pela arte da cerâmica de Cecília Lobo e Lenine , que compartilham todo o processo de trabalho – da extração do barro à modelagem e queima da cerâmica.


Os visitantes podem desfrutar das experiências gastronômicas na d’A Cachaçaria Itinerante, descobrindo suas histórias, drinks e pratos da gastronomia molecular, fazer imersão em cerveja na A mi manera-Bistrô, Pousada e Cervejaria Artesanal ou relaxar com massagens com óleos essenciais, exercícios de respiração, yoga e pilates no Espaço Samtoshala.


Todas as vivências do catálogo podem ser acessadas em no site Céu de Montanhas.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!