Brotas

Destino reúne muitas atividades de turismo de aventura

No outono, além de perfeito para atividades na natureza que exigem esforço físico, os dias são de muita luz, ideais para fotografar e ver o pôr do sol

Por Da Redação
Publicado em 24 de abril de 2019 | 17:35
 
 
 
normal

Brotas, no interior de São Paulo, é sempre uma nova emoção. Afinal, reúne o maior número de atividades de turismo de aventura do Brasil. Para fechar um dia inteiro de experiências na natureza, nada melhor que acompanhar o pôr do sol. Como as cuestas, de relevo assimétrico, dominam o município, não é de qualquer ponto que é possível ver o astro-rei se ocultando no horizonte. Até por isso é uma atividade pouco difundida entre os turistas.

Mas há, sim, lugares para essa contemplação. Na área rural, são dois: Ecoparque Poção que, inclusive, tem dois mirantes e drink para celebrar o momento, e Represa do Patrimônio, para quem está embarcado, ao lado da margem oposta à vila. Na área urbana, mais dois: Bar do Gui, que tem happy hour para a ocasião, e na via púbica nas proximidades do ginásio de esportes Brotão.

Há vários meios de hospedagem com vista privilegiada para o oeste, em que os hóspedes podem acompanhar o pôr do sol, como o Hotel Fazenda Jacaúna e a Pousada Primavera da Serra. Na área rural, quem estiver passando o dia no Ecoparque Cassorova pode aproveitar o finalzinho do horário de funcionamento do espaço para se posicionar no mirante mais a oeste da propriedade para ver o sol começando a se aproximar do horizonte.

De outros pontos turísticos de Brotas, como o Recanto das Cachoeiras, apesar de não ter vista do pôr do sol, é possível acompanhar a trajetória do astro-rei até ele sumir atrás da serra, geralmente deixando o céu com lindas nuances de cores.

O outono, por ser uma estação de transição, geralmente com dias ensolarados e temperaturas amenas, reúne as condições ideais para as atividades que exigem maior esforço físico, como um trekking mais longo, para fotografar a natureza e contemplar o pôr do sol. Brotas se consagrou como capital do turismo de aventura, mas há muito o que fazer no município sem entrar na água, como arvorismo, tirolesa, queda livre, off road, ciclismo e cavalgada.

As trilhas, muitas das quais levam a cachoeiras, possibilitam contemplar paisagens incríveis, com encostas cobertas de mata atlântica e pedras de arenito que afloram em meio à vegetação de cerrado. O Rio Jacaré-Pepira, um dos mais limpos do Estado de São Paulo, onde se é realizado o rafting e o boia-cross, entre outras atividades de turismo de aventura, completa o belo cenário. É o lugar perfeito para ecoturismo.

Feriados e eventos

Que tal aproveitar os feriados agora no outono para pegar a estrada rumo a Brotas? Para quem curte corridas uma sugestão é ir para Brotas no último final de semana de abril, porque no dia 28 será realizado o 2º Desafio Rústico no Patrimônio.

 

No final de abril e início de maio também tem a Festa de Santa Cruz, que comemora o aniversário de Brotas. É um evento de caráter religioso com procissão, cerimônia do mastro, bingo, apresentação de shows musicais, bandas, queima de fogos, parque de diversões, além de barracas de variedades e o tradicional Desfile de Cavaleiros, no dia 1º de maio, e apresentação da Esquadrilha da Fumaça no dia 3 de maio.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!