O Winterfell Tours (gameofthrones-winterfelltours.com), a segunda excursão pelos cenários de “GoT” , foi privativo, custou cerca de £ 29,50 (R$ 148,09) e foi acompanhado da guia Lynn Corken. Nosso destino é Strangford, no condado de Downpatrick, ao sul da capital Belfast, a uma hora e dez minutos de distância. No castelo do século XVIII, somos recebidos por Jamze MacKrell, 30, que se faz de guia na fortaleza e atuou como figurante na série. Ele não esconde que guarda mais simpatias pelos Lannister do que pelos Stark.
McKrell me leva até um “camarim” para eu me vestir com toda a indumentária de um membro do clã Stark. Aproveita para nos mostrar um curioso vídeo que revela o que já sabia: Winterfell foi, em boa parte, reconstruída por computação gráfica. Portanto, explica-se a estranheza em não reconhecer o cenário de imediato. Na sala há um mapa-múndi onde os visitantes assinalam sua origem com um alfinete – de Belo Horizonte, eu era o único.
Experimento uma aula de arco e flecha, como ocorreu com Bran Stark nas primeiras cenas de “GoT”. Obviamente, não acerto a mira, mas o que vale é a brincadeira. Castle Ward recebe quatro ou cinco tours diários com dez pessoas cada. Depois da aulinha, McKrell pega seu 4x4 e nos leva por uma pequena trilha às margens do lago Strangford para mostrar onde ocorreu o casamento entre Rob Stark e Talysa Maegyr. Ele aproveita para exibir ainda fotos das gravações no local.
No verão
Atualmente, o lugar não é mais utilizado para filmagens – Winterfell é reproduzida no Titanic Studios, em Belfast. Castle Ward, então, virou uma espécie de parque temático, com experiências da série. É também utilizado para eventos fechados, como churrascos, festas e casamentos. Quem quiser pode fazer o Westeros Boat Tour pelo lago ou trilhas de bike no verão, entre julho e agosto, quando as temperaturas ainda são amenas, em torno dos 18°C. No inverno, chove e faz muito frio.
No ano passado, as locações de “Game of Thrones” na Irlanda do Norte ganharam um aplicativo. O Game of Thrones Northern Ireland Filming Locations (grátis, para Android e iOS) vem com os mapas dos dois principais continentes do seriado (Westeros e Essos) e indica onde foram gravadas as cenas na Irlanda do Norte para quem quiser fazer o tour por conta própria.
Exposição
A partir de hoje, uma exposição também dará aos fãs a oportunidade de visitar os cenários da série. A proposta é combinar trajes, acessórios e cenários das sete temporadas para criar uma experiência interativa e imersiva em “Game of Thrones”, fazendo o visitante experimentar Westeros, os caminhos arborizados de Kingsroad, a cidade de Meeren e seus guerreiros, os trajes da Casa Targaryen, o Castelo Negro, a sala do trono e as terras congeladas.
Tour termina na porta do trono
Após o substancioso almoço no Fullerton Arms Restaurant, é hora de um pouco de emoção e se arriscar na ponte de cordas ponte de corda Carrick-a-Rede Rope Bridge, a atração mais divertida de todo tour. Atravessar uma ponte de cordas entre dois penhascos dá medo, mas é seguro. Construída por pescadores 30 m acima do nível do mar, a travessia compensa pela aventura e pelo visual de Ballington Point.
A próxima parada nem parece um cenário. A pedreira de calcário foi onde a personagem Brienne de Tarth duelou e derrotou Loras Tyrell para se tornar integrante da Guarda Real de Renly Baratheon. Mas faz-se necessário algum exercício de memória para lembrar da sequência.
Se você tem dificuldades de lembrar de Larrybane, não terá nenhum problema para se recordar de Dark Hedges, onde árvores retorcidas pela ação dos ventos (na verdade, faias) formam um corredor na estrada, a famosa Kingsroad. É essa estradinha fotogênica e sombria que serve para Arya Stark escapar de Porto Real, no início da segunda temporada.
Dark Hedges está localizada em uma propriedade particular do século XVI, a Croxteth Hall, mansão georgiana com campo de golfe e restaurante. O lugar, muito bonito por sinal, é também endereço da sexta entre as dez portas de madeira de “GoT”, do projeto Doors of Thrones (doorsofthrones.com/). As portas têm elaborados desenhos entalhados em madeira das cenas da série. Na visita, você ganha passaporte para percorrer as portas e preenchê-lo.