A Stellantis anunciou nesta quarta-feira (23) que, a partir de 2026, uma frota piloto do Dodge Charger Daytona sairá das linhas de produção equipada com baterias de estado sólido, desenvolvidas pela empresa norte-americana Factorial.
Essas baterias oferecem vantagens significativas em relação às tradicionais de íon-lítio, presentes na maioria dos veículos elétricos atuais.
Com uma densidade energética de 390 Wh/kg, as baterias de estado sólido prometem maior autonomia, menor peso e desempenho superior em termos de carregamento e durabilidade.
A plataforma STLA Large, sobre a qual o Dodge Charger Daytona é construído, é ideal para essa inovação, oferecendo até 800 km de autonomia e aceleração de 0 a 100 km/h em 2 segundos.
Impacto na mobilidade elétrica
A frota piloto será usada em testes de campo para avaliar o desempenho das baterias de estado sólido em condições reais, ajudando a moldar o futuro dos veículos elétricos.
Em 2021, a Stellantis investiu US$ 75 milhões na Factorial (cerca de R$ 420 milhões), fortalecendo a parceria rumo à inovação no setor automotivo.