Durante a Fenatran 2024, realizada em São Paulo, a Xuzhou Construction Machinery Group (XCMG), gigante chinesa especializada em máquinas pesadas e guindastes, apresentou seus primeiros caminhões 100% elétricos voltados para o mercado brasileiro.

Com uma fábrica de maquinários para construção pesada instalada em Pouso Alegre, no Sul de Minas, a XCMG investiu US$ 500 milhões para erguer a unidade, que iniciou suas operações em 2014.

Agora, a XCMG se prepara para oferecer soluções mais sustentáveis no setor de transporte, aproveitando a crescente demanda por veículos elétricos no Brasil.

Caminhões elétricos da XCMG no Brasil

A XCMG lançou na Fenatran três modelos de caminhões 100% elétricos, com versões para diferentes capacidades de carga, que vão de 10 a 80 toneladas.

Os modelos foram desenvolvidos para atender às necessidades de empresas que buscam reduzir suas emissões de poluentes e adotar práticas mais sustentáveis, especialmente em áreas urbanas.

XCMG E3-10T (R$ 450 mil)

Com capacidade de 10 toneladas de Peso Bruto Total (PBT), o E3-10T é um caminhão leve para rotas urbanas e operações de curtas distâncias. Equipado com motor elétrico de 270 cv e 1.100 Nm de torque, o modelo oferece autonomia de até 250 km.

XCMG E7-18T (R$ 1,2 milhão) 

O E7-18T é um caminhão médio, com 16 toneladas de PBT e motor de 285 cv. Destinado ao transporte urbano e coleta de lixo, ele oferece autonomia de 270 km, com baterias de 279 kWh. O E7-18T também proporciona mais conforto ao motorista, com câmbio automático e banco com suspensão pneumática. 

XCMG E7-80T (R$ 1,5 milhão)

O E7-80T é um caminhão-trator de alta capacidade, com 747 cv de potência e 2.800 Nm de torque. Com 74 toneladas de PBT, o modelo é ideal para grandes operações de transporte de carga pesada. Sua autonomia é de até 250 km, com baterias de 400 kWh.

Outros modelos

Além dos caminhões elétricos, a XCMG também trouxe para a Fenatran 2024 o modelo P9-560G, um caminhão movido a GNL (Gás Natural Liquefeito).

Este veículo, embora ainda não tenha data de lançamento no Brasil, foi apresentado como exemplo das tecnologias alternativas da empresa.

O P9-560G desenvolve 560 cv de potência e é o modelo mais potente do Brasil com esse tipo de combustível, com PBTC de 74 toneladas.