MOGI GUAÇU (SP)* - A Ford lançou oficialmente no Brasil, nesta quinta-feira (14), o Mustang Dark Horse, versão mais potente da atual geração do muscle car já vendida no país.
O modelo chega como alternativa de alto desempenho entre os carros esportivos de luxo, com motor 5.0 V8 aspirado de 507 cv e ajustes específicos para acelerar em pistas de corrida. É a primeira vez que esta versão é comercializada no Brasil.
O Mustang Dark Horse está à venda por R$ 649 mil em versão única, com entregas a partir deste mês. O preço pode variar conforme a tributação estadual.
Quais as diferenças para o Mustang GT?
O Dark Horse supera o Mustang GT Performance em 15 cv de potência e incorpora componentes do Shelby GT500, como bielas e virabrequim forjados. A transmissão automática de 10 marchas recebeu calibração exclusiva para trocas mais rápidas.
Outros diferenciais incluem as rodas mais largas (meia polegada a mais que o GT), sistema de refrigeração para o diferencial traseiro, além de discos de freio flutuantes Brembo de 390 mm e a suspensão adaptativa do Mustang (a MagneRide) com ajuste para pistas.
Quais as características técnicas?
O motor 5.0 V8 do Mustang Dark Horse produz 507 cv a 7.250 rpm e 57,8 kgfm de torque a 4.900 rpm. Acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e atinge velocidade máxima eletronicamente limitada a 250 km/h.
A transmissão automática de 10 marchas inclui função downshift automático para reduções em sequência durante uso esportivo.
A versão mais potente do Mustang mantém os cinco modos de condução (Normal, Esportivo, Pista, Drag e Escorregadio) da versão GT, vendida a R$ 549 mil, que regulam a resposta do acelerador, a rigidez da suspensão, além do comportamento da transmissão e dos controles de tração e estabilidade.
O sistema Track Apps oferece cronômetros para voltas em circuito, medição de força G e monitoramento de temperaturas do motor e diferencial. O interior traz painel digital de 12,4" e central multimídia de 13,2" com Android Auto e CarPlay sem fio.
Quais itens de segurança oferece?
O pacote do Mustang Dark Horse é completo. Inclui sete airbags, frenagem autônoma de emergência (dianteira e traseira), alerta de colisão com detecção de pedestres, assistente de permanência em faixa e monitoramento de pontos cegos nos retrovisires.
O sistema de detecção de buracos ajusta automaticamente a suspensão para reduzir danos às rodas.
Como está o mercado de esportivos?
Carro esportivo mais vendido no mundo, com mais de 3 milhões de unidades comercializadas ao longo de sua longa trajetória, as vendas do Mustang no Brasil dobraram no primeiro semestre de 2025 (579 unidades) ante 2024.
A edição limitada do Mustang GT Performance, com câmbio manual, lançada neste ano no país, esgotou suas 200 unidades em apenas 60 minutos.
* O jornalista viajou a convite da Ford