O fundador da Skyworth, uma conhecida fabricante de TVs e eletrodomésticos da China, recentemente fez alegações controversas sobre o novo SUV elétrico da marca, o Skyworth Auto EV6.
Huang Hongsheng afirmou que o veículo possui propriedades curativas capazes de aliviar diabete, hipertensão e até prolongar a vida em 30 anos. No entanto, a empresa rebateu, dizendo que suas declarações foram mal interpretadas.
SUV 'curandeiro' e rejuvenescedor
Durante o Salão do Automóvel de Pequim, em maio, Huang Hongsheng fez comentários surpreendentes sobre as propriedades curativas do EV6, alegando que desde que começou a dirigir o carro, sua pressão alta e diabete foram curadas.
Entre as declarações de Hongsheng, ele mencionou que os carros Skyworth poderiam "aliviar a pressão alta, melhorar a imunidade e eliminar a diarreia habitual".
O executivo foi além, e disse ainda que o EV6 poderia "prolongar a vida [do motorista] em 30 anos, permitindo que cada proprietário de carro desfrute de 100 anos de vida".
Apesar das afirmações bizarras, o fundador não apresentou evidências para apoiar suas alegações, além de dizer que gosta de dormir no EV6 durante o almoço, acreditando que isso promove um sono profundo.
Gestão de crise
À medida que as declarações de Huang se espalhavam pela mídia chinesa, a Skyworth emitiu um comunicado afirmando que os comentários do dono da montadora chinesa foram retirados de contexto. A empresa sugeriu que Huang apenas mencionou que o EV6 promove um sono profundo e poderia ajudar com várias doenças.
No entanto, o site oficial da Skyworth faz afirmações duvidosas sobre uma "tecnologia ativa de promoção do sono" que supostamente "melhora o estado de sub-saúde" e "promove ativamente a entrada no estado de sono profundo".
A descrição inclui uma "cadeira ergonômica de gravidade zero" destinada a aliviar a insônia e melhorar a qualidade do sono, além de monitoramento em tempo real de indicadores de saúde como pressão arterial e frequência cardíaca.
Histórico polêmico
Essa não é a primeira polêmica envolvendo Huang Hongsheng e a Skyworth. Em 2004, ele e seu irmão foram presos por fraudes fiscais na China, condenados em 2006 e cumprindo pena até 2009. Apesar de manter sua posição como sócio majoritário, Huang só retornou formalmente à empresa em 2010.
Como é o 'milagroso' Skyworth EV6?
Na prática, o Skyworth EV6 é um SUV elétrico. O modelo tinha uma bateria de lítio de 55 kWh, mas a partir de 2023, foi substituída por uma de 72 kWh, com uma opção de 86 kWh também disponível.
Todas as versões possuem um motor elétrico que gera 204 cv e um alcance declarado de até 620 km. Em termos de vendas, o EV6 teve um desempenho razoável no mercado chinês, vendendo 21,9 mil unidades em 2022 e 18,6 mil em 2023.
A Skyworth também exportou mais de 10 mil unidades do EV6, contribuindo para o crescente papel da China como maior exportador de automóveis do mundo.