Mais conhecida na China, onde é uma das maiores montadoras no segmento de veículos comerciais, a Foton está prestes a expandir sua linha de produtos no Brasil, lançando as picapes híbridas Tunland V7 e V9.
Ainda em fase de homologação no país, a Tunland V7 e V9 devem chegar ao mercado em novembro de 2024 e serão as primeiras picapes híbridas a diesel à venda no Brasil. Os preços devem começar em R$ 250 mil, segundo a Foton.
A Tunland V7 e V9 são parecidas no visual e tem o mesmo comprimento (5,61 m). No entanto, a V9 é mais larga e alta que a V7. As duas picapes são equipadas com motor 2.0 turbodiesel, de quatro cilindros, auxiliado por um motor elétrico de 48V, com potência combinada de 175 cv e 48,8 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas.
Segundo a Foton, a Tunland V7 faz média de 12,5 km/L e tem uma autonomia de 960 km. O 0 a 100 km/h é cumprido em 8,8 segundos, algo bastante surpreendente para uma picape média.
Tanto a V7 quanto a V9 saem de fábrica com sistema de tração integral, sistema star/stop do motor, além de assistente de descida em rampa e bloquio de diferencial traseiro.
Mais robusta, a Tunland V9 apresenta uma suspensão traseira com feixe de molas, enquanto a V7 usa uma suspensão do semi-independente do tipo McPherson, na frente e atrás, mais focada no conforto do que no trabalho pesado.
Por dentro, as duas picapes são praticamente idênticas, a diferença está na cor do acabamento em tom marrom na V9 e na cor preta, na Tunland V7. A tecnologia embarcada se faz presente no painel de instrumentos digital integrado com a central multimídia com tela de 14,6 polegadas equipada com câmera 360°.
As picapes híbridas tem ar condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros com ajuste elétrico, sensor de ponto cego nos retrovisores, além de seis airbags e alerta de colisão e sistema de manutenção em faixa.
Externamente, a V7 possui faróis verticais de LED com DLRs finos em forma de L invertido, semelhante à Ford F-150, enquanto a traseira é simples. A V9, inspirada na Ram 1500, tem faróis horizontais e uma grade larga sem decoração. Na traseira, o nome da Foton está em alto-relevo na tampa da caçamba.
A Foton planeja iniciar a produção nacional em 2028, focando inicialmente em veículos comerciais. A empresa está avaliando a aquisição ou construção de uma planta e a possibilidade de parceria com empresas locais. O objetivo é consolidar a presença no mercado brasileiro e expandir sua linha de produtos.