O governo do Ceará anunciou um investimento de R$ 400 milhões para transformar a antiga fábrica da Troller, localizada em Horizonte, em um novo polo industrial automotivo dedicado à produção de veículos elétricos e híbridos.
A unidade, que até 2021 operava como fábrica da marca brasileira de jipes 4x4, será revitalizada para abrigar um modelo inédito de planta automotiva multimarcas no Brasil. A expectativa é que os primeiros veículos saiam da linha de montagem já no primeiro semestre de 2025.
Capacidade de produção e parcerias
O polo automotivo terá uma capacidade inicial de produção de 40 mil veículos, com foco em modelos para diferentes marcas. Já foram firmados acordos para a produção de seis modelos de veículos eletrificados para três grandes marcas internacionais.
Inspirado na fábrica da Nordex, no Uruguai, o complexo em Horizonte seguirá o modelo CKD e SKD, onde componentes ou kits pré-montados são importados e finalizados no Brasil.
A Comexport, maior empresa de comércio exterior e supply chain do país, será a âncora do projeto, trazendo marcas renomadas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, e Renault. O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), destacou a importância da parceria, afirmando que o Ceará está preparado para se tornar um grande polo automobilístico, com tecnologia de ponta e produção nacional de peças.
Programa Mover
Para viabilizar o projeto, foi realizada a desapropriação do terreno da antiga fábrica da Troller, que possui uma área de 11,89 hectares no bairro Catolé, ao longo da BR-116. O projeto conta com o suporte do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que oferece incentivos à produção de veículos de nova energia.
A assinatura do contrato de comodato, que permitirá o início das obras no local, contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. "O Mover disponibilizará R$ 19,5 bilhões em crédito até 2028, trazendo previsibilidade e segurança jurídica para novos investimentos no polo automotivo em Horizonte", afirmou Alckmin.