Durante as comemorações dos 25 anos da fábrica de Gravataí (RS), a Chevrolet revelou detalhes de seu novo SUV compacto derivado do Onix.

O modelo, que ocupará posição estratégica abaixo do Tracker, chegará em 2026 para enfrentar rivais como Fiat Pulse e Volkswagen T-Cross.

Plataforma do Onix

O SUV utilizará a mesma plataforma GEM do Onix, base que já equipa Tracker e Montana. Isso quer dizer que o modelo terá um chassi com sistema de suspensão tradicional: McPherson, na dianteira, e eixo de torção na traseira.

O primeiro teaser oficial do novo SUV da Chevrolet revelou muito pouco ou quase nada do modelo. O que dá para perceber é que o "SUV do Onix" terá um conjunto óptico bem seccionado.

Os faróis em três camadas (luzes diurnas, faróis principais e neblinas) e uma grade dianteira com visual robusto. Na traseira, o que chama atenção a princípio são as lanternas alongadas, em LED.

Sem imagens do interior

Por enquanto, a Chevrolet não divulgou nenhuma imagem ou vídeo do SUV, mas é esperado que o interior do novo modelo seja mais refinado que o do atual Onix.

Se seguir a linha do novo Tracker, o "SUV do Onix" terá painel de instrumentos parcialmente digital e uma central multimídia maior, pelo menos nas versões mais caras.

E a segurança do "SUV do Onix"?

Em termos de equipamentos, o inédito SUV compacto da Chevrolet deve vir equipado com 6 airbags de série, além de faróis e neblinas em LED e de oferecer conexão wi-fi de internet e carregador por indução.

O pacote ADAS do modelo deve ser simplificado com itens como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência e alerta de mudança de faixa.

Motorização turbo

Tudo indica que o motor 1.0 turboflex (121 cv) será a única opção do novo SUV produzido em Gravataí (RS), combinado com câmbio manual ou automático de 6 marchas.

Como o modelo não se enquadra no programa "Carro Sustentável" do governo federal que garante isenção total de IPI, a Chevrolet deve descartar versões com motor aspirado no novo modelo, que está previsto para estrear no primeiro semestre de 2026.