Os dias de interiores repletos de plástico de baixa qualidade podem estar contados nos modelos da Volkswagen. Segundo Andy Mindt, chefe de design da marca, a empresa está determinada a eliminar o uso de materiais plásticos inferiores e a adotar soluções mais sustentáveis e eficientes.

Em entrevista à revista britânica Top Gear, Mindt destacou a importância de melhorar a qualidade e o custo-benefício dos materiais usados nos veículos.

Detalhe do acabamento interno em plástico do Polo Track - Foto: VW/Divulgação

Design mais simples e funcional

Mindt detalhou uma das mudanças que a Volkswagen planeja implementar no design dos carros. Em vez de componentes internos compostos por várias peças, a empresa planeja simplificá-los, como nos cartões de porta, que passarão a ser feitos de uma única peça. "Isso torna todo o processo mais sustentável", explicou Mindt.

Christian Schreiber, chefe de estratégia de design da Volkswagen, complementou que o objetivo é oferecer um design simples e funcional, que se diferencie do luxo ostentoso de marcas como Bentley. “Quando você abre a porta de um Volkswagen, precisa ser algo simples e utilizável, sem exageros.”

Estilo clássico e elementos nostálgicos

Além das mudanças no design, os futuros modelos da Volkswagen poderão trazer de volta elementos icônicos de versões passadas. Mindt mencionou a ideia de incluir "easter eggs", como os bancos xadrez de tecido nos modelos GTI, sempre respeitando a proposta de cada veículo.

Com a chegada da nova geração de carros, muitos deles elétricos, a Volkswagen aposta em uma filosofia de design mais serena e otimista, em contraste com o estilo agressivo de alguns concorrentes.

"Acreditamos que as pessoas querem ser felizes e parecerem bonitas, não agressivas", afirmou Mindt, destacando que a essência da marca é ser "os caras legais".