A Stellantis, conglomerado que comanda marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, acaba de apresentar o STLA AutoDrive, seu primeiro sistema de condução autônoma proprietário.

A nova tecnologia ADAS Nível 3 promete reduzir a necessidade de intervenção humana no trânsito urbano e surge como rival direto do famoso Autopilot, da Tesla.  

Conforme a Stellantis, o STLA AutoDrive utiliza sensores avançados para monitorar o ambiente em tempo real, permitindo que o veículo trafegue sozinho em velocidades de até 60 km/h.

Com isso, os motoristas poderão realizar atividades como assistir filmes ou ler livros enquanto o carro assume o controle total de direção, incluindo aceleração, frenagem e manutenção de uma distância segura.  

Melhor que o Autopilot da Tesla?

Diferentemente do sistema Autopilot, da Tesla, que exige que o condutor mantenha as mãos no volante, o STLA AutoDrive dispensa contato físico com os pedais ou volante. 

A tecnologia da Stelantis também promete funcionar bem à noite ou em condições climáticas adversas, como chuva leve, graças a um sistema automatizado de limpeza de sensores. 

Em velocidades acima de 60 km/h, o STLA AutoDrive oferece funções de nível 2 de assistência ao condutor (ADAS), como controle de cruzeiro adaptativo e centralização de faixa.

Apesar da autonomia, a Stellantis reforça que os motoristas serão notificados antes da ativação do sistema, que só entra em ação após confirmação via botão físico.  

Quando o STLA AutoDrive chega ao mercado?

A Stellantis ainda não divulgou em quais veículos o sistema será implementado primeiro, mas testes foram realizados em um Jeep Wagoneer.

O grupo automotivo divulgou ainda que a tecnologia será adaptável a todas as marcas do grupo, incluindo Fiat, Citroën e Ram, e poderá ser customizada para diferentes mercados globais.