Após queda nas vendas da versão elétrica na Europa, a Stellantis decidiu repaginar o Fiat 500. A primeira unidade do 500 Torino foi clicada na fábrica de Mirafiori, com produção iniciando em outubro deste ano e lançamento previsto para 2026 na Europa.
Os testes com o novo modelo começam em maio. O sobrenome da nova versão do carrinho é alusivo à cidade onde ele será produzido, Turim, na Itália.
Qual será o motor do novo 500 híbrido?
A Stellantis ainda não deu nenhuma confirmação sobre o modelo ou detalhes técnicos sobre o 500 Torino. No entanto, é certo que o modelo usará uma das duas tecnologias híbrida-leve (MHEV) já oferecidas na Europa.
As opções mais cotadas de conjunto mecânico para o Fiat 500 Torino é o motor 1.2 turbo PureTech, de três cilindros, de até 100 cv de potência, alimentado por uma bateria de 48V, a mesma unidade que equipa o SUV Jeep Avenger por lá.
Outra opção, menos provável, é a adoção do conhecido motor Firefly 1.0 aspirado, de 70 cv, acoplado a uma bateria menor, de 12V.
Retorno com meta ambiciosa
A meta da Fiat é ambiciosa: vender 140 mil unidades/ano (100 mil híbridos + 40 mil elétricos). A aposta é atrair consumidores europeus descontentes com carros 100% elétricos, oferecendo uma solução de transição tecnológica.
A decisão reflete a instabilidade do mercado de veículos limpos. Embora as vendas de elétricos tenham voltado a subir em 2024, a incerteza sobre metas de emissões até 2025 fez a Fiat criar um "plano B" para seu modelo mais emblemático.
E no Brasil, como está o 500?
No Brasil, o Fiat 500 chegou em 2009 como símbolo de estilo urbano. Após 15 anos de mercado, o modelo moderno com visual retrô segue à venda no país apenas na versão elétrica, com ano-modelo 2022, já descontinuado na Europa, por R$ 214 mil.
Com o país em plena transição energética da frota a combustão para mobilidade elétrica, passando justamente pelos modelos com tecnologias híbridas, as chances do Fiat 500 Torino ser vendido por aqui nos próximos anos aumentam significativamente.