A Jaguar Land Rover (JLR) chocou o mercado automotivo em novembro de 2024 com uma reformulação radical da marca. A estratégia eliminou o icônico logotipo do felino jaguar, adotou cores vibrantes e lançou o slogan "não copie nada".

O rebranding foi comparado as campanhas de grifes de luxo, além de apelar para a analogia à chamada cultura 'woke' o que, para os críticos, escaparam muito da identidade original da marca.

Agora, meses após a repercussão, conforme veículos de imprensa britânicos como "The Telegraph", a Jaguar iniciou processo para reavaliar sua conta publicitária global.

A atual parceira, Accenture Song, mantém contrato até 2026, mas a campanha polêmica teria acelerado a busca por novas direções criativas para a montadora britânica.

Conceito futurista e críticas

O Jaguar Type 00, carro-conceito apresentado como âncora da nova fase da empresa, simboliza a linguagem "Modernismo Exuberante", disse no ano passado Gerry McGovern, diretor de design da Jaguar, mas, ao mesmo tempo, reconheceu: "Sabemos que não agradaremos a todos".

Em resposta aos sites ingleses, a Jaguar limitou-se a declarar que não comentaria sobre acordos com seus fornecedores. A resposta evasiva alimentou ainda mais os rumores sobre a possível troca da agência responsável pelo polêmico rebranding.