A sigla GTS é abreviatura de Gran Turismo Sport e para carregar esse emblema, duas são as premissas básicas, tecnologia e esportividade, presentes na nova versão GTS do Nivus. Este ano a sigla da Volkswagen que caracteriza uma versão esportiva, celebra 42 anos de uma história que teve início em 1983 e foi inaugurada pelo Passat GTS. Na esteira veio outros modelos coma mesma “pegada”, apenas para citar alguns o Gol GTS em 1987 e o Passat Pointer GTS, em 1988. Há dois anos a montadora batizou uma versão do compacto Polo com essa chancela, mas a produção já foi descontinuada.

Teste noturno

Para apresentar essa versão apimentada do Nivus, a montadora alemã reuniu a imprensa na fazenda Capuava, em Indaiatuba, interior de São Paulo. Na propriedade, em meio a muita área verde e um grande lago, o já falecido empresário Alcides Diniz, membro da família fundadora do Grupo Pão de Açúcar, construiu um autódromo para, aos fins de semana, levar um grupo de amigos e curtir uma de suas paixões, correr de automóvel, hoje o espaço é alugado para eventos. Do programa elaborado pela VW fez parte um teste- night pela pista para conferir in loco a potência do conjunto óptico do modelo.

    

Trica de esportividade

Este ano será mesmo um dos mais movimentados, em termos de novidades, para a marca, em fevereiro o SUV de entrada na linha VW, o Tera, desfilou em grande estilo pela Marques de Sapucaí, durante o maior espetáculo da terra, o carnaval do Rio de Janeiro e por ocasião da apresentação da versão esportiva, foi confirmada a data de 25 de maio próximo para o lançamento oficial do modelo. Mas isso é só o começo de uma série de novos produtos que vem por ai. Em relação a versões esportivas, o evento na Capuava marcou o foi primeiro lançamento do trio de esportivos que a Volkswagen prepara para o Brasil em 2025. Os outros dois serão o Golf GTI e o Jetta GLI.

Visual diferenciado

Desde seu lançamento em 2020, em plena pandemia, as linhas do Nivus sempre chamaram atenção pelo estilo cupê que esbanja elegância, na linha 2026 o modelo ganhou iluminação em Full LED. Para ressaltar a proposta esportiva que carrega o emblema GTS, alguns detalhes foram pensados para o modelo. Visualmente, a versão se destaca pelos tom em vermelho, que pode ser visto na parte inferior do para-choque e nos detalhes internos. A marca GTS também pode ser vista na grade frontal, tampa traseira, alinhada com o logotipo da VW, e nas laterais. Os retrovisores externos são pintados em Preto Ninja.

Motor

O trem de força é o mesmo oferecido pelo irmão T-Cross, em sua opção topo de gama, a Highline, motor 250 TSI, 1.4l turbo flex de 150 cv e 25,5 kgfm. O câmbio automático de seis marchas completa o conjunto mecânico, sendo que as trocas podem ser feitas de maneira manual na alavanca ou no paddle shift atrás do volante. Segundo a fabricante, este propulsor recebeu uma nova calibração. E não foi apenas isso, o conjunto de suspensão, também ganhou nova calibração.

 

Segurança

De série, o modelo conta com o pacote ADAS, que inclui o controle adaptativo de velocidade e distância (ACC), a frenagem autônoma de emergência (AEB), o assistente ativo de permanência de faixa (Lane Assist) e o assistente de condução ativa e permanência na faixa (Travel Assist). Há ainda seis airbags (2 frontais, 2 laterais nos bancos dianteiros e 2 de cortina), fixação de assento de criança com sistema ISOFIX/Top Tether, assistente para partida em subidas, controles de tração e estabilidade (ESC e ASR), além do bloqueio eletrônico (EDS).

Na pista

Em poucas voltas no circuito travado do autódromo da fazenda Capuava, foi possível entender o porquê, desde o lançamento o Nivus só era oferecido com opção de motor de 1 litro, a VW guardou o bloco mais possante para fazer sua estreia nesta versão esportiva. São 150 cavalos de potência que combinados com o torque de 250 NM, deixam a tocada do GTS ainda mais esportiva e segura. Não há dúvida que a nova calibração da suspensão fez diferença na pista, deixou o modelo mais equilibrado e responsivo nas curvas. Para quem deseja ter um automóvel diferenciado em sua garagem vale a pena fazer um pix de R$ 174.900, ou melhor, acrescente mais R$ 2050,00 e leve junto belas rodas de 18 polegadas, que apimentam ainda mais o visual deste Nivus. 

Confira a avaliação completa: