A Honda está revivendo sua história de primazia em motos elétricas. Trinta anos após lançar o pioneiro CUV (Clean Urban Vehicle) em 1994, a marca japonesa acaba de lançar dois novos modelos 100% elétricos: a Café Racer E-VO, na China, e o scooter CUV E, na Europa.
Produzida pela joint-venture Wuyang-Honda, a E-VO chama atenção pelo design inspirado nas motos Café Racer, com toques futuristas.
Moto elétrica com autonomia de 170 km
A Honda E-VO usa um motor elétrico de 21,5 cv (15,8 kW) com duas opções de tamanho de baterias, de 4,1 kWh ou 6,2 kWh. A autonomia na versão top de linha (Premium) é de até 170 km. O tempo de recarga varia entre 1h30 e 2h30.
A evolução é clara. O novo modelo quase triplica a potência do CUV original (8 cv), lançado em 1994, e dobra a autonomia (72 km contra 170 km). "É um salto tecnológico que honra nosso legado elétrico", afirmou um porta-voz.

E o scooter europeu?
Paralelamente ao lançamento da E-VO, o mercado europeu recebeu da Honda neste mês o scooter CUV E, herdeiro elétrico do modelo dos anos 90.
Com um motor elétrico de 8,1 cv e bateria com autonomia para rodar até 72 km, o Honda CUV E começou a ser vendido na Europa por 4 mil euros. O modelo tem como alvo o público jovem.
Quando chegam ao Brasil?
Por enquanto, nenhum dos dois modelos tem previsão para o mercado brasileiro. O preço da nova Honda E-VO na China gira em torno de R$ 27 mil. A Honda adianta que novos elétricos derivados do EV Fun Concept estão a caminho, mas atualmente somente para China e Europa.