Com sorte, ainda pode ser possível encontrar o Fiat Argo Endurance 2025 em concessionárias ou no mercado de seminovos. Esta versão "carro de firma" foi praticamente uma edição limitada vendida exclusivamente para empresas, tão discreta que nem constava no configurador online da Fiat.
Lançada em agosto de 2024 por R$ 79.990, a versão Endurance visava competir com o Volkswagen Polo Robust (R$ 92.990). Antes de sair de linha, seu preço chegou a R$ 89.990. Pela tabela Fipe atual, o Argo Endurance vale R$ 83.752.
Básico, mas nem tanto
Apesar do foco no trabalho, o Argo Endurance oferece uma lista de equipamentos de série interessante. Entre eles, destaque para a direção elétrica e o ar-condicionado manual, travas e vidros elétricos dianteiros, além de computador de bordo digital e a suspensão elevada.
As rodas são de aço 15" com pneus mistos 205/60, mas a unidade que testamos ainda incluía o pacote Comfort, que agrega ao Argo Endurance novos equipamentos: central multimídia 7" (com Android Auto e CarPlay via cabo USB), volante multifuncional, sensores de estacionamento e faróis de neblina.
Motorização é maior destaque
O grande destaque do Argo Endurance sem dúvida é o motor 1.3 Firefly flex, aspirado, com quatro cilindros em linha, de até 107 cv, desempenho superior ao também finado Volkswagen Polo Robust 1.0 (com até 84 cv). O hatch italiano tem câmbio manual de 5 marchas.
O entre-eixos de 2,52 m do Argo Endurance e porta-malas de 300 L garante bom espaço interno. Os ocupantes no banco de trás contam com porta-copos e uma porta USB do tipo A, mas os vidros traseiros usam manivelas e os retrovisores têm ajuste manual.
Consumo baixo
Além da motorização, o baixo consumo de combustível é outro grande atrativo do Argo "de firma". Segundo o Inmetro, com gasolina, o hatch faz 12,6 km/L (cidade) e 14,1 km/L (estrada).
Movido a etanol, a média cai para 9,1 km/L (cidade) e 10 km/L (estrada), respectivamente. No nosso teste, em percurso misto, o Argo Endurance acusou média de 11 km/L.
Suspensão elevada
A "versão secreta" herdou a suspensão elevada do Argo Trekking (com 18,6 cm de vão livre do solo), ângulos aprimorados de ataque (20,5°) e de saída (33°), além de protetor de cárter e apliques de para-lamas.
Tem Argo 2026 com motor 1.3 manual?
Oficialmente fora de linha, encontrar um Argo Endurance seminovo pode compensar pelo custo-benefício. Na linha 2026, a Fiat lançou o Argo Trekking 1.3 MT, a única versão do hatch equipada com o motor 1.3 Firefly e câmbio manual.
Ela sai por R$ 99.990, ou seja, quase R$ 20 mil mais cara que um Argo Endurance 2025 (seminovo), conforme a tabela Fipe.
Ficha técnica: Argo Endurance 1.3 MT
Especificação | Detalhe |
---|---|
Motor | 1.3 Firefly 8V flex |
Potência (E/G) | 107 cv / 98 cv a 6250 rpm |
Torque máximo (E/G) | 13,7 kgfm / 13,2 kgfm a 4000 rpm |
Velocidade máxima | 173 km/h |
0 a 100 km/h | 10,8 s |
Transmissão | Manual de 5 marchas |
Consumo urbano (E/G) | 9,1 km/L / 12,6 km/L |
Consumo rodoviário (E/G) | 10 km/L / 14,1 km/L |
Direção | Elétrica |
Suspensão dianteira | Independente McPherson |
Suspensão traseira | Eixo de torção |
Freios dianteiros | Discos ventilados |
Freios traseiros | Tambor |
Rodas/Pneus | 205/60 R15 |
Comprimento | 3,99 m |
Entre-eixos | 2,52 m |
Largura | 1,72 m |
Altura | 1,56 m |
Tanque | 48 L |
Porta-malas | 300 L |