A atual guerra de preços entre as montadoras chinesas no Brasil de seus modelos 100% elétricos mais acessíveis tem sido interessante e causa uma curiosidade movimentação no mercado.
Agora, o preço dos carros elétricos mais baratos à venda no Brasil já esbarra no dos SUVs compactos com motor flex, na faixa entre os R$ 140 mil a R$ 150 mil.
Após o lançamento do BYD Dolphin por R$ 149.800, a Caoa Chery e a JAC Motors reduziram os preços de seus carros elétricos de entrada. O JAC e-JS1 caiu de R$ 145.990 para R$ 139.990, e o Caoa Chery iCar foi de R$ 149.990 para os mesmos R$ 139.990 pedidos pela JAC.
Carros elétricos x carros a combustão
Comparativamente, a eficiência energética dos elétricos JAC e-JS1, Chery iCar e BYD Dolphin corresponde a um consumo médio de 60 km/L, caso eles fossem movidos por motor a combustão.
Confira abaixo 5 SUVs compactos que já custam próximo e até mais do que os 3 carros elétricos mais baratos do Brasil, oferecidos pela JAC, Caoa Chery e a BYD, respectivamente.
Jeep Renegade Longitude (R$ 150.990)
Motor: 1.3 turbo
Potência: 180 cv
Torque: 27,5 kgfm
0 a 100 km/h: 8,8 segundos
Autonomia máxima: 704 km
Consumo: 11 km/L/12,8 km/L (gasolina) - 7,7 km/L/9,1 km/L (etanol)
Honda HR-V EX (R$ 150.400)
Motor: 1.5 aspirado
Potência: 126 cv
Torque: 15,5 kgfm
0 a 100 km/h: 11,8 segundos
Autonomia máxima: 695 km
Consumo: 12,7 km/L/13,9 km/L (gasolina) - 8,8 km/L/8,9 km/L (etanol)
Nissan Kicks Exclusive (R$ 146.790)
Motor: 1.6 aspirado
Potência: 113 cv
Torque: 15,3 kgfm
0 a 100 km/h: 11,8 segundos
Autonomia máxima: 570 km
Consumo: 11,4 km/L/13,9 km/L (gasolina) - 7,8 km/L/9,6 km/L (etanol)
Chevrolet Tracker LTZ (R$ 144.090)
Motor: 1.0 turbo
Potência: 116 cv
Torque: 16,3 kgfm
0 a 100 km/h: 10,9 segundos
Autonomia máxima: 598 km
Consumo: 11,2 km/L/13,6 km/L (gasolina) - 7,8 km/L/9,6 km/L (etanol)
Volkswagen Nivus Highline (R$ 143.690)
Motor: 1.0 turbo
Potência: 128 cv
Torque: 20,4 kgfm
0 a 100 km/h: 10 segundos
Autonomia máxima: 738 km
Consumo: 11,4 km/L/13,9 km/L (gasolina) - 7,8 km/L/9,6 km/L (etanol)