No momento de vender um carro, seja para particulares ou concessionárias, os fatores mecânicos desempenham um papel fundamental na valorização do veículo.
A Niterra, multinacional japonesa detentora das marcas NGK e NTK e especialista em componentes para sistemas de ignição, oferece orientações valiosas para os compradores prestarem atenção ao adquirir um automóvel.
Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra do Brasil, compartilhou com o Autotempo algumas dicas para quem deseja vender seu automóvel. Confira a seguir:
1. Faça recall do veículo
O registro detalhado das manutenções periódicas realizadas pelo proprietário comprova a qualidade e segurança do carro à venda. No caso de veículos que passaram por campanhas de recall, é importante guardar os comprovantes dos serviços e fornecê-los no momento da venda, proporcionando um histórico completo e detalhado do automóvel.
2. Guarde as notas dos serviços realizados
Para efeitos de garantia, as revisões devem ser feitas em uma concessionária autorizada. No entanto, para veículos fora do período de garantia, o cliente pode realizar a manutenção em uma oficina de confiança e guardar as notas fiscais dos serviços executados e das peças utilizadas para comprovar todos os reparos realizados.
3. Comprove o reparo de danos
Pequenos acidentes são comuns, especialmente em meio ao trânsito caótico das grandes cidades. No entanto, esses incidentes não necessariamente devem resultar na desvalorização do veículo. Portanto, é recomendado guardar fotos dos danos e comprovantes dos reparos. Quando o conserto for realizado por uma seguradora, é possível solicitar um descritivo do serviço com a lista das peças substituídas ou recuperadas.
4. Realize revisões mecânicas e estéticas
Um bom trabalho de estética pode evitar que o veículo seja considerado apenas para revenda, melhorando seu valor no momento da troca, especialmente ao vender para lojistas e concessionárias.
Apresentar um carro com desgaste nos pneus, ruídos nos freios, barulhos na suspensão, dificuldade de partida do motor, trancos na troca de marchas ou falta de desempenho são problemas comuns que podem ser evitados com uma revisão básica antes de anunciar a venda.
5. Faça uma vistoria cautelar
Pessoas físicas geralmente se preocupam com a documentação e o estado geral do veículo. Nesses casos, uma vistoria cautelar pode trazer mais segurança ao processo de compra. Ao antecipar esse serviço, o vendedor pode acelerar o processo de venda.
Cuidados especiais para carros usados
Além do aumento nos custos de manutenção, o mercado de veículos usados tornou-se mais complexo com a chegada de motores com injeção direta, turbo e transmissão automática.
Tudo isto costuma levantar preocupações sobre possíveis problemas ocultos nos veículos, podendo afetar a satisfação do comprador e gerar custos de garantia para os lojistas.
Para evitar essas preocupações, o especialista da Niterra enfatiza a importância de levar o veículo a um mecânico de confiança para uma nova revisão do sistema de ignição e injeção, a fim de garantir um bom desempenho e economia de combustível.
"Também é importante verificar itens como fluidos, óleo do motor, filtros, sistema de ignição, injeção e freios. Dependendo do modelo, o custo dessa manutenção pós-compra não é alto e oferece mais segurança ao comprador", afirma Mori.