Enquanto no Brasil não há diferenciação entre a CNH para carros manuais ou automáticos, diversos países do mundo abordam o tema de forma diferente em suas respectivas legislações de trânsito.

O Projeto de Lei (PL 2.955/2021), que tramita no Senado, quer que os candidatos interessados em obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) possam optar por conduzir apenas carros automáticos no Brasil.

É o que já acontece, por exemplo, no Reino Unido e na Alemanha. Em ambos países europeus, a licença obtida com o teste em um veículo automático restringe o motorista a dirigir apenas carros automáticos. Já a aprovação no teste em um carro manual oferece a flexibilidade de conduzir ambos os tipos de transmissão.

Além do Reino Unido e da Alemanha, outros países da União Europeia, como Romênia e Bulgária, adotam a mesma política, estabelecendo restrições semelhantes para os motoristas com base no tipo de transmissão em que foram aprovados.

Japão e Austrália: restrições similares 

Em países como Japão e Austrália, a aprovação no teste de direção em um veículo automático também limita a carteira do motorista a conduzir apenas carros com câmbio automático.

Por outro lado, se ele passar no teste de direção em um carro manual, assim como no Brasil, está autorizado a dirigir tanto veículos com transmissão automática, quanto manual.