A Hyundai está apostando no hidrogênio como uma alternativa sustentável para a mobilidade. Na CES 2024, em Las Vegas, a marca sul-coreana apresentou novidades em sua marca própria de células de combustível a hidrogênio, a HTWO.

Durante a feira de tecnologia, a Hyundai destacou as tecnologias que moldarão o futuro da produção de hidrogênio. A marca apresentou duas abordagens principais: Plástico para Hidrogênio (P2H) e Resíduos para Hidrogênio (W2H).

O processo W2H converte biogás de resíduos orgânicos, como cocô humano e de outros animais, além de lixo residencial, em hidrogênio. O método P2H envolve a fusão de resíduos de plástico não recicláveis, como plástico contaminado e resíduos de vinil, transformando-os em energia limpa de hidrogênio. 

Hyundai Nexo é o primeiro carro movido a célula de hidrogênio da marca coreana

Carros que eliminam água pelo escapamento

Desde 2019, a Hyundai vende na Europa seu primeiro carro movido a hidrogênio, o Hyundai Nexo. O modelo ainda custa caro, por volta de R$ 280 mil no preço em euros. A Toyota, por sua vez, comercializa o Mirai na Ásia, também movido a hidrogênio. 

Na prática, carros movidos a célula de hidrogênio como o Nexo e o Mirai capturam CO² na atmosfera e despoluem o ambiente porque ao rodar eliminam nada mais do que água potável vaporizada pelo escapamento.

Hyundai Nexo é movido a hidrogênio

Desafios da nova tecnologia

Além de investir em novas tecnologias de produção, a Hyundai também está trabalhando para aprimorar o transporte de hidrogênio. Um dos desafios da popularização dos veículos movidos a hidrogênio está no transporte do biocombustível.

Após a produção, o hidrogênio passa por processamento para distribuição. Ele é injetado em reboques tubulares após compressão em alta temperatura e depois enviado para vários locais em todo o mundo.

Hyundai Nexo é movido a hidrogênio

Dados os desafios de armazenamento de hidrogênio gasoso por longos períodos, é crucial gerir um calendário de fornecimento adequado e adaptado às quantidades de produção.

Após ser transportado por caminhões de transporte de hidrogênio, o hidrogênio armazenado é finalmente vendido e utilizado em estações de abastecimento de hidrogênio, instalações industriais e outros locais.

Hyundai Nexo é movido a hidrogênio

No que diz respeito ao transporte marítimo, o hidrogênio pode ser transportado por via marítima de duas formas: transportado como hidrogênio líquido ou armazenado e transportado sob a forma de amoníaco.

Os transportadores de amônia estão ganhando atenção como meio eficaz de transporte de hidrogênio. Embora o transporte de hidrogênio líquido permita o transporte em massa, manter uma temperatura tão baixa como -253°C acarreta custos significativos. O transporte de amônia, por outro lado, ganhou popularidade como alternativa.