As montadoras chinesas viraram de vez os olhos para o Brasil. Além da JAC, BYD, GWM, Chery e Seres, mais duas novas fabricantes da China devem estrear no país em 2024, a Omoda e a Jaecco.
Ambas as marcas pertencem ao Chery e terão operação conjunta e de olho na produção nacional, porém independentes do Grupo Caoa, com sede no Brasil. Omoda e Jaecco terão modelos mais caros que o da Chery e mais baratos que os carros da Exeed, a divisão de modelso de luxo da Chery, que também deve desembarcar no país em 2024.
Omoda estreia com SUV C5
A Omoda deve chegar primeiro ao nosso mercado com o SUV Omoda C5. O utilitário-esportivo é vendido em duas versões equipadas com câmbio manual, com motor 1.6 turbo de 149 cv, e outra variante elétrica. A marca também planeja lançar outros dois modelos no Brasil até o fim de 2024: um a combustão e outro híbrido pug-in, ainda não revelados.
Por sua vez, a Jaecoo, que foca em modelos maiores e mais refinados, deve chegar com cinco modelos de uma só vez, começando pelo SUV J7, em versões com motor a combustão e, depois, uma variante híbrida plug-in. O J7 chama atenção por sua capacidade off-road. Ele tem sete modos de condução e capacidade de imersão de 60 cm.
Centro de Pesquisa no Brasil
Embora Omoda e Jaecoo tenham nomes, modelos e características distintas, elas formam uma espécie de grupo denominado de Omoda&Jaecoo. Ou seja, as lojas das novas marcas no Brasil deverão ser únicas.
Além dos vários modelos previstos, a Chery cogita instalar um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento exclusivo para as marcas Omoda e Jaecoo no Brasil, para atender a toda América Latina.
A ideia é que este centro seja responsável por desenvolver projetos de motorização flex fuel para seus modelos. O local ainda não foi definido pela montadora chinesa.