Não me lembro de um ânimo tão grande pela chegada de um treinador quanto agora. Jorge Sampaoli não foi apenas bem aceito pela torcida do Galo - foi pedido por ela. Foram campanhas, hashtags e muita encheção de saco (no bom sentido) pra que a diretoria atleticana fosse atrás do argentino que, cá entre nós, combina muito com a gente.

Sampaoli é doido (de novo, no bom sentido). Não para quieto, pede 50 reforços a cada janela e teve, sim, problemas de relacionamento com várias pessoas com quem trabalhou em 2020. Não é uma pessoa de fácil convivência. E mesmo assim, com um ambiente longe do ideal, fez aquele time jogar muito bem, bateu na trave pro título brasileiro (com um elenco comparável com o atual) e montou a base que ganhou quase tudo em 2021.

É impossível tirar os méritos dele nos títulos da nossa tríplice coroa (assim como é impossível ignorar os méritos de Cuca). E é super compreensível que o nome do argentino seja o mais pedido pela Massa neste momento. Além de jogar mal, o Galo 2025 apresenta, pelo menos até aqui, algo tão preocupante quanto passes errados e cruzamentos pra ninguém: falta de alma, de identidade.

A sinergia entre clube e torcida, que sempre foi nossa principal arma, não está legal. E não é de hoje, mas desde o fim do ano passado. A Arena não tem ficado cheia e, pra piorar, o Galo tem sido um mandante pouco intimidador. Perdemos pontos inaceitáveis no nosso terreiro. Pontos que, em condições normais de temperatura e pressão, jamais perderíamos. O Galo é, por essência, um time “enjoado” pra qualquer adversário em BH. Perder essa característica é inaceitável.

Por tudo isso, fui completamente favorável à volta do careca. Escrevi, nesta coluna, que Sampaoli livre no mercado era o cavalo arreado passando na nossa frente. Que bom que aproveitamos a oportunidade, por mais que não tenha sido de primeira, por conta da novela do Anselmi.

Aos colegas que cobrem o Atlético, assim como eu, boa sorte pra nós! Calmaria não vai existir mais. Todo dia vai ter notícia, apuração, bastidores quentes. Quando a janela abrir de novo, nem se fala. Aos torcedores, podem se preparar: vamos perder jogos de maneira inacreditável às vezes? Sim. Mas tenho certeza: voltaremos a ver um time ofensivo, que quer ganhar o tempo todo, em qualquer lugar, e não se intimida em nenhum cenário. Vamos voltar a ter prazer de ver os jogos do Galo.

Sobre o dia 11, sinceramente, não me preocupo. Os caras têm uma grande vantagem e a responsabilidade é todas deles de confirmar a vaga. Se confirmarem, nosso foco volta pra Sul-Americana, pro Brasileiro e pro planejamento de 2026. Mas, se derem mole, o time do careca não vai perdoar.

Estou animado. Dá pra ver, né?

Saudações.