Corpo e Mente
Condensado do oftalmologista Ricardo Guimarães, do “Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães – Holhos”. A Organização Mundial da Saúde alerta que uma em cada quatro pessoas carrega risco de Distúrbio Mental. Semana passada, “diante de executivos de uma multinacional, compartilhei, em uma palestra, esta verdade incômoda, sobre Saúde Mental”.
Corpo e Saúde
“Ainda vivemos presos a um paradigma arcaico que separa corpo e mente como se fossem continentes distintos. Existimos num estado de dança entre saúde e doença perpétua, lutando para manter o equilíbrio interno que nos mantém saudáveis e funcionais. Na saúde com a doença, cada desafio ambiental — físico, emocional ou cognitivo — desencadeia uma resposta adaptativa”.
Corpo e Doenças
“Quando essas respostas se acumulam de forma crônica, geram carga que desregula sistemas neurais, física, emocional e aumentam o risco para transtornos mentais. Entre ‘as alterações dos sistemas neurais, estão as alterações neurovisuais que são manifestações neurobiológicas associadas a uma ampla gama de transtornos mentais’”.
Doenças e Mente
“Distúrbios na percepção visual, no rastreamento ocular, na integração sensório-motora, na sensibilidade ao contraste e no processamento visual são características observadas em quadros como esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão maior e transtornos de ansiedade. Acontecerem juntos não se trata de coincidência”.
Mente e Olhos
“Trata-se de partes do processo, do conjunto dos fatores que causam os transtornos. Esta relação entre distúrbios mentais e saúde visual vem sendo mostrada pela literatura médica recente. E há exames como o ‘eyetracking’, contraste ou ERG que permitem observar e detectar as alterações na oculomotricidade”.
Olhos e Mente
Visão e Saúde Mental estão tão conectadas, devido à “arquitetura do cérebro: mais de 50% do córtex cerebral está direta ou indiretamente envolvido no processamento visual. As redes que integram visão, atenção, emoção e memória são profundamente interligadas. Assim, alterações na visão não são fenômenos isolados, mas um reflexo sensível do estado geral do cérebro”. O texto é longo. Melhor consultar um especialista.
O rebu do Lu
A festa, “O Rebu”, será “A” noite! O jornalista Lu Pereira vai comemorar 50 anos de vida, 30 de carreira e seus amigos não vão deixar esta data passar sem cor e emoção. Dia 8 de agosto, às 21h, no Automóvel Clube de Belo Horizonte. “Open Food. Open Bar”. Show com Wilson Sideral. Boate com DJ Lauro Malloy. Ingressos pelo Sympla.
Shopping Platinado
O DiamondMall apresenta a categoria Platinum, a mais exclusiva do Programa de Relacionamento Multi. Voltada para clientes que acumularem mais de R$ 100 mil em compras, a cada 180 dias, “a nova modalidade chega para reconhecer e valorizar a fidelidade do público que faz do shopping referência em sofisticação e experiências únicas”.
Clientes Platinados
E o DiamondMall preparou um presentão: cada cliente recebeu, em casa, uma caixa com uma garrafa de champanhe Moët & Chandon Brut Mini, um porta-cartão Montblanc e um cartão de acesso ao espaço exclusivo de vagas oferecido no estacionamento do shopping. E mais: estacionamento gratuito em todos os shoppings da Rede, massagem relaxante no “SPA Fasano” e menu para dois no “Pobre Juan”.
Visite o Belo
Lido e compartilhado deste O TEMPO. A Casa do Turismo, o saudoso Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, lançou, dia 24, no José Café Bar, do hotel Ouro Minas, o portal “Visite Belo Horizonte”, plataforma projetada como oráculo para o turista de negócios, com informações sobre o turismo de eventos, fortalecendo a cidade como polo de eventos e atraindo novos investimentos.
Visite o Horizonte
Bom lançamento, quando o setor, no Brasil, contabiliza 234 eventos internacionais realizados, segundo a “International Congress and Convention Association – ICCA”. Para a Casa do Turismo, BH representa quase 5% desse montante, mostrando que a cidade se firma como um destino relevante e com forte potencial de crescimento.
Curtas & Finas
*Ainda sobre o portal “Visite Belo Horizonte”. A força da região é reforçada por dados da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo - Secult-MG.
Dados que mostram Minas como o segundo estado que mais recebeu viajantes corporativos em 2024, ficando atrás apenas de São Paulo com 13,22% do total.
O portal está no ar e com página no Instagram: @visitebelohorizonteoficial.
*E continuam as boas novas do Turismo, ainda que o Brasil “rasgue dinheiro” ao desperdiçar seu enorme potencial.
Do Jornal Fluxo! Pesquisa de empresa de proteção ao crédito confirma uma importante mudança no comportamento do consumidor brasileiro.
Pessoas, cada vez mais, priorizam o investimento em experiências, viagens e bem-estar em vez de bens materiais.
De acordo com a Serasa Experian, 40,7% dos brasileiros pretendem gastar mais com experiências, como viagens e eventos.
25% já relatam consumir mais dessas vivências. E diferentes gerações estão engajadas, com a maioria dos consumidores sendo das gerações Y, X e Baby Boomers (entre 34% e 42%).
Cenário positivo para o turismo nacional, reforçado pelo bom momento do setor aéreo doméstico. Claro! Viajar em dólar e euro?
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, o Brasil registrou 48 milhões de passageiros em voos domésticos no primeiro semestre de 2025.