Arte do Corpo
Continua, hoje e amanhã, em Ouro Preto o “4º Festival Arte & Movimento”. Com o tema “Lembrando os 50 anos do Grupo Corpo", a programação tem “workshop” e residência artística com as bailarinas Janaína Castro e Silvia Maia. E Rodrigo Pederneiras, responsável pela criação e coreógrafo do Grupo Corpo, contando sobre essa trajetória, com mediação do idealizador do evento Paulo Rogério Lage. Boas histórias!
Movimento do Corpo
Inspirados nos lendários festivais estudantis de Ouro Preto, os encontros na Saramenha Artes & Ofícios seguem a mesma essência: um mergulho artístico como espaço de formação, vivência e experimentação. “Os festivais da Saramenha, por terem as residências, lembram os antigos eventos de Ouro Preto, celeiro de renomados grupos como o Corpo, Giramundo e Galpão. Buscamos resgatar esses modelos de vivência onde o aluno é a estrela”, diz o diretor artístico Paulo Rogério.
Real Fotos/Divulgação
Festival dos Sentidos
Amanhã e sábado, Belo Horizonte respira os aromas do vinho, no Mercado de Origem, santuário enogastronômico com o “Festival de Vinhos – do Brasil e do Mundo”. A programação inclui degustações, cursos, bate-papos com produtores e experiências sensoriais. O evento reúne vinhos tintos, brancos, rosés, espumantes e naturais, com destaque para rótulos autorais e surpreendentes da produção nacional.
Império dos Sentidos
Os vinhos selecionados vêm de diversas regiões do país e têm curadoria da Enoteca Brasileira, idealizada pela empresária Ludmila Rettore e pelo sommelier Fábio Souza, sócios no empreendimento. Uma prévia do que vem por aí: a primeira loja física da Enoteca Brasileira será inaugurada em breve no Mercado de Origem, dedicada ao conhecimento, com interação audiovisual, em um formato pioneiro e inovador.
Grandes Serviços
O volume do setor de Serviços teve elevação de 0,5%, em maio, na comparação com abril, em Minas Gerais. No contexto nacional, a ampliação do setor de Serviços foi de 0,1%. As informações estão na análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio/MG, realizada com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços - PMS do IBGE.
Bons Serviços
O estado registra crescimento superior ao visto no ano passado quando se compara maio de 2025 com maio de 2024. Este ano, verifica-se uma alta de 2,4% no volume de Serviços. Entre maio de 2024 e maio de 2023, o incremento havia sido de -0,9%. No acumulado do ano, de janeiro a maio de 2025, o volume de Serviços tem desempenho positivo de 0,8% em Minas. O crescimento é menos intenso que o observado no mesmo período do último ano, quando houve avanço de 3,0%.
Heroicos Serviços
O indicador de volume de Serviços mantém tendência positiva nos últimos 49 meses em Minas. Para Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, “o setor de Serviços em Minas manteve-se positivo em todos os períodos analisados, com destaque para este mês em relação ao mês anterior deste ano, onde Minas ‘performou’ 0,4 ponto percentual acima da média brasileira”.