João Fonseca começou com o pé direito sua campanha no Masters 1000 de Cincinnati. Nesta quinta-feira (7), o jovem tenista brasileiro, de apenas 17 anos e atual número 49 do ranking da ATP, venceu de virada o chinês Yunchaokete Bu (76º) por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/2 e 7/5, e avançou à segunda rodada do torneio norte-americano.

Apesar de um início irregular e de ter perdido o primeiro set por 6/4, Fonseca mostrou maturidade e intensidade para mudar a dinâmica da partida. Com golpes mais agressivos e maior consistência no saque, o brasileiro dominou o segundo set, fechando com tranquilidade por 6/2.

No terceiro e decisivo set, o equilíbrio prevaleceu. Fonseca chegou a estar uma quebra atrás, mas se recuperou no momento decisivo, virando o placar e fechando em 7/5.

Próximo jogo

Com a vitória, João Fonseca garantiu vaga na segunda rodada, onde enfrentará o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, cabeça de chave 17 e atual número 19 do mundo — um dos maiores desafios da jovem carreira do brasileiro até aqui.

Se continuar avançando, Fonseca poderá encarar o italiano Flavio Cobolli (15º cabeça de chave) ou o vencedor do duelo entre Yoshihito Nishioka e um tenista vindo do qualifying. Mais adiante no mesmo quadrante da chave, há possibilidade de confronto com o norte-americano Taylor Fritz (cabeça 4) nas oitavas de final, e até mesmo com o número 1 do mundo, Jannik Sinner, em uma fase mais avançada do torneio.

A boa estreia em Cincinnati serve também como resposta à eliminação precoce no Masters 1000 do Canadá, onde Fonseca caiu ainda na primeira rodada diante do australiano Tristan Schoolkate. Agora, o brasileiro volta a mirar alto e sonha em seguir surpreendendo entre os grandes do circuito.