O jornal O TEMPO venceu, nesta sexta-feira (4), o 6º Prêmio SBIm de Jornalismo em Saúde na categoria Jornalismo Impresso com as reportagens “Hesitação vacinal de jovens gera sinal de alerta para especialistas” e “Indecisão é a principal ameaça à saúde global”, assinadas por Cinthya Oliveira e Nubya Oliveira, da equipe de Atualidades.

Neste ano, o tema do concurso foi “Hesitação vacinal: causas, consequências e solução”. A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recebeu mais de 100 inscrições de veículos de imprensa de todo o país. A entrega do prêmio aconteceu em São Paulo.

Nubya Oliveira destacou a relevância social do tema. "Não tem como falar de hesitação vacinal sem falar da luta contra a desinformação. Informação salva vidas. Saber que, de alguma maneira, a gente contribui para isso faz tudo valer a pena", comemora. 

Na mesma linha de sua colega, Cinthya Oliveira reforçou a importância do combate à desinformação. "O jornalismo tem papel fundamental de agir contra as fake news, de dar visibilidade à luta por uma saúde pública de qualidade. Sinto que estamos no caminho certo ao receber este reconhecimento da SBIm", diz. 

Nas reportagens de O TEMPO, as jornalistas mostram resultado de uma pesquisa da Escola de Enfermagem da UFMG sobre hesitação vacinal entre jovens, além de mergulhar nas questões sociais, culturais e educacionais que envolvem as recusas de vacina no Brasil e no mundo.