SOLIDARIEDADE

Supermercados de BH usam cartazes e placas para incentivar compra de produtos do Rio Grande do Sul

Iniciativa visa valorizar produtos gaúchos e ajudar os produtores das regiões afetadas pelas enchentes

Por Raíssa Pedrosa
Publicado em 23 de maio de 2024 | 19:15
 
 
 

Supermercados de Belo Horizonte estão colocando em evidência e incentivando os clientes a comprarem produtos feitos em fábricas localizadas no Rio Grande do Sul. A iniciativa visa, além de contribuir com a economia da região, ajudar os produtores gaúchos afetados pelas enchentes que atingiram mais de 80% dos municípios do estado.

Nos estabelecimentos, esses itens são colocados em gôndolas separadas, com selos e cartazes informativos ou mesmo nas prateleiras mais altas nos corredores. Em um supermercado da rede Roma Plus, localizado no bairro Sagrada Família, o cartaz afixado no freezer diz: “Temos produtos que são produzidos no Rio Grande do Sul. Comprando-os, você está contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.”

Cartaz afixado em freezer do Roma Plus. Foto: Cinthya Oliveira

O Supernosso também embarcou na iniciativa e está cedendo para esses produtos, em grande parte das lojas na capital, a parte chamada de “ponta de gôndola” - área nobre da gôndola onde os itens têm mais visibilidade. Segundo o head de marketing e digital do Supernosso, Augusto Teixeira, são diversos produtos vindos de fornecedores da região, como sucos, vinhos, arroz, geleias, conservas etc.

No Supernosso, produtos gaúchos estão na "área nobre" das gôndolas. Foto: Divulgação

Outro também engajado na causa é o Verdemar. Em todas as lojas da rede é possível encontrar uma gôndola com produtos gaúchos sinalizada com um cartaz. De acordo com a gerente de marketing do Verdemar, Fernanda Andrade, a iniciativa foi ideia dos clientes da rede que acabou sendo abraçada pela diretoria. Por lá, há diversos produtos oriundos do Rio Grande do Sul, como vinhos, azeites, sucos, biscoitos, vários tipos de arroz e doces de pêssego.

Além dessa iniciativa, a rede de supermercados também realiza uma campanha de doações, junto com a Fundação Salvar, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e a Força Aérea Brasileira. O Verdemar está arrecadando produtos de higiene pessoal, materiais de limpeza, itens de cesta básica e ração para cachorros.

Confira os endereços de coleta:

  • Lojas Supermercado Verdemar
  • Rua Fernandes Tourinho, 471 –  Funcionários
  • Rua do Ouro, 195 – Serra
  • Rua Vancouver, 40 – Jardim Canadá
  • Rua Guaicuí, 700 – Luxemburgo
  • Rua Viçosa, 572  –  São Pedro
  • Rua Turquesa, 721  –  Prado
  • Av. Nossa Sra. do Carmo, 1900 – Sion
  • Av. Raja Gabáglia, 3600 – Estoril
  • Av. Prof. Mário Werneck, 1.500 – Buritis
  • Av. Santa Rosa, 846 – Pampulha
  • Av. Tancredo Neves, 2700 – Castelo
  • Av. Cristiano Machado,  2130 - Cidade Nova

Campanha do setor supermercadista

A nível nacional, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) abriu duas frentes de trabalho para ajudar às vítimas das enchentes, uma voltada para a população e outra para os associados e fornecedores.

Na primeira, a associação está arrecadando doações em dinheiro das Associações Estaduais de Supermercados de todo o país, das empresas, fornecedores e de todos aqueles que quiserem contribuir, e redirecionar os recursos para a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).

“Esta arrecadação financiará a compra emergencial e inicial de 40 mil kits de alimentos e produtos de limpeza, suportados em 70% pela Agas e 30% pelos supermercados da região, que distribuirão kits para toda a população gaúcha. Precisamos devolver a dignidade da população, e o setor supermercadista se une para levar ao Rio Grande do Sul tudo o que ele necessita para se reerguer”, esclarece o presidente da Abras, João Galassi.

A outra iniciativa é para ajudar aos associados e fornecedores. Em parceria com a Agas, a Associação Gaúcha de Atacadistas e Distribuidores (Agad), Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), CNDL e CACB lançaram um aplicativo, o Ajuda Sul, para que as empresas em situação emergencial possam contar com o apoio dos fornecedores prorrogando os prazos de pagamento das mercadorias. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!