A Justiça de São Paulo determinou que as cientistas Ana Bonassa e Laura Marise, do canal NuncaVi1Cientista, devem pagar R$ 1.000 por danos morais a um nutricionista que divulgou uma informação infundada de que diabetes era provocada por vermes. As duas gravaram um vídeo em julho do ano passado desmentindo a afirmação.

A juíza Larissa Boni Valieris, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível, determinou ainda que o vídeo em que as cientistas tratam do assunto seja retirado do ar. Caso a decisão não seja acatada, elas terão de pagar uma multa diária de R$ 100. No canal do Youtube, a dupla tem 286 mil seguidores. 

No processo, o nutricionista responsável pela informação sem fundamento científico alegou que foi exposto a “vergonha e tristeza” pela divulgação de seu perfil público no Instagram. O homem falava em “protocolos para desparasitação” como cura para o diabetes. 

Ana Bonassa e Laura Marise consideraram perigosa a falsa informação, já que pessoas diabéticas poderiam abandonar medicamentos e dietas comprovadas cientificamente para seguir as orientações do nutricionista. Através do perfil do projeto NuncaVi1Cientista no Instagram, elas disseram que vão recorrer da decisão.