Um dos maiores desafios humanitários e sociais da atualidade é a situação dos refugiados, migrantes e apátridas no mundo. Anualmente, milhões de pessoas são forçadas a deixar seus países de origem devido a conflitos armados, perseguições políticas, religiosas, questões econômicas, climáticas, além de outras formas de violência e violações de direitos.
Historicamente, o Brasil recebe um número considerável de pessoas estrangeiras. Em 2024, até o mês de setembro, o país acolheu 143 mil migrantes e reconheceu, até outubro, 13.409 pedidos de condição de refugiados, conforme o Comitê Nacional para Refugiados (Conare).
A maioria dessas pessoas chega por aqui buscando segurança e uma vida melhor, mas para isso enfrentam condições adversas como a falta de recursos, barreiras linguísticas, discriminação e dificuldades para se integrar à nova sociedade. Diante disso, o trabalho das organizações sem fins lucrativos se torna uma rede de apoio para esse povo.
O primeiro episódio da série "Abrigos de Recomeços", chamado "Doações que abraçam", conta sobre a importância das doações e do voluntariado para as atividades dessas organizações sociais.
- Ouça aqui o segundo episódio: “Pontes e Portas”
- Ouça aqui o terceiro episódio: “Vivência estrangeira”
O podcast tem produção e apresentação de Nubya Oliveira e sonorização de Rodrigo Faria.