Como de costume, o brasileiro não perde tempo quando o assunto é criar memes e zombar da própria tragédia, e com o tarifaço de Trump não seria diferente. Circula nas redes sociais o recibo de um cabaré de Fortaleza (CE) que teria cobrado uma taxa de 50% de um cliente norte-americano em resposta à sobretaxa anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos.
A foto que circula na web é de uma suposta nota fiscal e mostra o adicional a ser pago pelo cliente com a seguinte observação: "Tarifa do Trump +50% - cliente americano".
A possível brincadeira ganhou tanta repercussão que se tornou um dos assuntos mais comentados do X nesta quinta-feira (10). Não há indício de que o estabelecimento exista ou que realmente tenha cobrado a taxa, mas na web diversos internautas aprovaram a atitude e fizeram piada com a situação.
A viralização do recibo ocorre em meio ao impasse diplomático entre Brasil e EUA após o anúncio da medida por Trump. O episódio aconteceu na quarta-feira (09) e ganhou repercussão em todo o mundo.
O percentual aplicado no suposto recibo do cabaré cearense é idêntico ao valor da sobretaxa anunciada para as importações brasileiras.
Em entrevista ao Jornal Nacional na quinta-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que, caso as tarifas americanas entrem em vigor a partir de 1º de agosto, o Brasil poderá recorrer à Organização Mundial do Comércio. O presidente brasileiro também mencionou a possibilidade de aplicar a Lei da Reciprocidade contra os Estados Unidos.
O caso do recibo reacendeu nas redes sociais o debate sobre os possíveis impactos da medida protecionista na economia brasileira.