Sem luz

Apagão no Brasil pode ter começado em subestação de energia ligada a Belo Monte

Subestação Xingu, no Pará, pode ser onde problema que gerou queda de energia em todas as regiões do país começou


Publicado em 15 de agosto de 2023 | 12:25
 
 
 
normal

O apagão que atingiu 25 Estados e o Distrito Federal (DF) na manhã desta terça-feira (15/08) pode ter começado na Subestação Xingu, no Pará, a poucos quilômetros da usina de Belo Monte. Essa é uma das hipóteses avaliadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O problema pode, ainda, estar relacionado a uma falha de transmissão de Belo Monte para a subestação, de acordo com a colunista do jornal “O Globo” Míriam Leitão.

O ONS realizou uma interrupção intencional do fluxo de energia do Norte e do Nordeste para o Sul e para o Sudeste a fim de impedir a propagação da falha, justificou o órgão. No Centro-Oeste, no Sul e no Sudeste, a situação foi normalizada, e nas demais a regularização está em processo, de acordo com o ONS.

Especialistas no setor dizem que é preciso aguardar a conclusão dos técnicos sobre as causas. O ex-diretor-geral da Aneel Jerson Kelman é um deles. "Nessa altura qualquer hipótese sobre a causa do blackout é mera especulação", afirmou.

Kelman avalia que a gestão do sistema vem se tornando mais completa, o que exige análises mais detalhadas sobre a operação do sistema para averiguar uma queda de energia dessa proporção. "É fato conhecido, por exemplo, que o aumento da participação das fontes eólica e solar, principalmente no Nordeste, pode resultar um abruptas variações de produção local de eletricidade devido à flutuação dos ventos e ou passagem de nuvens, causando trancos no fluxo de energia nas linhas de transmissão e na produção das hidroelétricas", aprofundou, a título de exemplificação.

(Com Alexa Salomão/Folhapress)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!