Iniciativa privada

Governo libera concessão de parques Serra da Canastra, Serra do Cipó e Caparaó

Além dessas reservas em Minas Gerais, foram incluídos outros dois parques que somam mais de 280 mil hectares de áreas protegidas

Por Aline Peres
Publicado em 27 de agosto de 2021 | 14:30
 
 
 
normal

Os parques nacionais da Serra da Canastra, no Sudoeste de Minas, Serra do Cipó, na região Central do Estado, e do Caparaó, localizado na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo, foram incluídos na lista das unidades de conservação do Brasil que podem passar para a gestão da iniciativa privada.

Além desses três espaços, o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) deliberou, na quarta-feira (25), a inclusão dos parques Restinga de Jurubatiba, no Rio de Janeiro e da Floresta Nacional de Ipanema, em São Paulo. 

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, todos os cinco novos espaços incluídos na lista para privatização somam mais de 280 mil hectares de áreas protegidas em três biomas distintos: Cerrado, Mata Atlântica e no bioma marinho costeiro.

Cerrado

O Parque Nacional da Serra do Cipó, tem uma área total de 33.800 hectares, com vegetação característica do Cerrado e no município Santana do Riacho, na Região Central de MG. 

Montanhismo

O Parque Nacional do Caparaó fica na Serra do Caparaó, é um dos locais mais procurados para montanhismo no Brasil. A reserva tem trilhas em vegetação da Mata Atlântica, cachoeiras, pscinas naturais, e abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, que tem 2.892 metros de altitude. O território do parque é de aproximadamente 31,8 mil hectares.

Canastra

O Parque Nacional da Serra da Canastra tem áera de 71,5 hectares, que estão nas cidades de  São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis, no sudoeste do Estado  Na unidade há vegetação características do cerrado, além de campos rupestres e matas ciliares.

Agenda

O objetivo do Governo Federal é conceder pelo menos 20 parques nacionais, sendo que quatro desses leilões já aconteceram. Quem assume a administração dos parques ficará responsável pelos serviços de manutenção, portaria e proteção ambiental, como corpo de brigadistas. Também pode haver a possibilidade de alteração dos planos de manejo florestal, que definem o zoneamento e o uso permitido em cada uma dessas áreas. 

A agenda de concessões de reservas realizadas pelo Ministério do Meio Ambeinte realizou leilões de 4 unidades de conservação: os parques nacionais de Aparados da Serra e de Serra Geral, que fica entre os estados do RS e SC, e as florestas nacionais de Canela e de São Francisco de Paula, no RS.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!