Investigações

Vídeo: barco com corpos em decomposição é encontrado boiando no Pará

Pescadores localizaram a embarcação; circunstâncias das mortes são um mistério

Por O TEMPO
Publicado em 13 de abril de 2024 | 17:01
 
 
 
normal

Um barco com corpos em avançado estado de decomposição foi encontrado por pescadores próximo à praia de Ajuruteua, em Bragança, no Pará. Os trabalhadores o encontraram na manhã deste sábado (13/04), e as primeiras informações são de que havia 20 pessoas mortas na embarcação. Em um vídeo registrado por um dos pescadores, é possível ouvir: “esses caras não são daqui, não, são de muito longe. Só gente morta aí. Mais de 20 peões mortos. Acabou a água deles”. Os mortos podem ser haitianos, segundo a imprensa local. Assista ao vídeo:

O Ministério Público Federal (MPF) anunciou a abertura de investigações sobre o caso. Serão duas: uma na frente criminal, para apurar possíveis responsáveis pelas mortes, e outras na cível, que foca no interesse público e nos direitos humanos, caso as mortes não tenham sido resultado de um crime.

O Corpo de Bombeiros do Pará aguarda a maré encher, na noite deste sábado, para recolher o barco, de acordo com a imprensa local paraense. O Instituto Médico Legal (IML) averiguará as condições dos corpos.

A Polícia Federal (PF) informou que também estão sendo enviados peritos e papiloscopistas (especialistas em identificação) da sede da PF em Brasília, e que um dos objetivos da investigação é descobrir quem eram as pessoas no barco. Para tanto, usarão “protocolos de Identificação de Vítimas de Desastres (DVI)” “Ainda não se sabe a quantidade, nacionalidade causa da morte das vítimas”, afirmou a PF. 

(Com Agência Brasil)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!