Fábrica de bicicletas em aço-carbono e em alumínio com 46 modelos no seu portfólio, entre produtos das linhas infantil, adulta e de alta performance, a Athor Bikes investiu R$ 5 milhões nos últimos cinco anos na compra de novos equipamentos e para a ampliação do parque industrial instalado em Lagoa da Prata, no Centro-Oeste de Minas Gerais, a 197 km de Belo Horizonte. Com isso, a produção média diária saltou de 250 bicicletas para 450 com previsão de fechar o ano com um volume de 100 mil unidades, o que representa 2,5% das bikes produzidas no Brasil anualmente.
Agora, o foco é construir uma segunda unidade em Lagoa da Prata para dobrar a produção. “A expectativa de iniciar esta nova planta é no início de 2019, concluindo no segundo semestre de 2020, com produção prevista de 900 bikes por dia”, planeja o fundador da Athor, Pedro Gomes.
A partir de 2020, a previsão é alcançar a produção de 200 mil bicicletas por ano, representando 5% da produção nacional. “O objetivo é ter um terreno de 20 mil metros quadrados para a implantação de uma nova unidade e com novos investimentos em tecnologia e maquinários”, planeja o empresário.
Atualmente, a estrutura física da Athor Bikes é de 5.000 m², com 150 colaboradores. “Acreditamos que com esse investimento (da nova fábrica) estaremos com 200 empregos diretos”, calcula o executivo.
Presença e Novidades
Com 4.500 clientes cadastrados, a Athor Bikes está em redes do varejo como Zema, ABC, Rede Formosa, Lojas Dular, Eletro Casa Nova, Móveis Guimarães, Rede Norte, além de contratos com as empresas MRV Engenharia e Gerdau.
Em marcas do e-commerce as bicicletas da Athor estão na Tricae/Dafiti e na Privália. A presença da companhia abrange Minas Gerais e outros 13 Estados brasileiros.
No mercado, as bicicletas Athor variam de R$ 180 (infantis aro 12”) a R$ 5.000 (linha profissional aro 29”). “Para 2019, teremos grandes novidades, entre elas destacamos a bike Android Deore, bicicleta produzida em alumínio Liga 6063-T6 com novas cores, pensadas para atender o exigente mercado. A Android Deore possui o sistema de transmissão de marchas 2X10 Shimano Deore (modelo profissional) e também um garfo suspensão invertido composto por ar e óleo, entre outras tecnologias para encarar trilhas e competições”, explica Gomes.
Com 63 fornecedores de insumos nacionais, a empresa ainda precisa comprar componentes que hoje não são produzidas no Brasil e são importados da China: corrente, roda livre, freio, câmbio, entre outros.
Parceria com Senai visa à qualificação
Por conta de uma profissão carente no mercado, a Athor Bikes fez parceria com o Senai Belo Horizonte CA (Centro Automotivo) do Horto, para a criação da oficina de especialização para a implantação do curso técnico em mecânica para bikes. “A parceria se baseia na troca de conhecimentos. Foi criado um laboratório onde daremos suporte necessário aos alunos e, com isso, formaremos profissionais capacitados em manutenção de bicicletas convencionais e de alta performance, também para ocupar o mercado de trabalho que se encontra defasado”, explica Pedro Gomes, fundador da Athor Bikes.
Mobilidade
Outras parcerias foram feitas com a Gerdau, que eliminou uma parte dos veículos automotivos que circulavam internamente na empresa e adotou as bikes Athor para a mobilidade de seus colaboradores. E a MRV Engenharia, que disponibilizará bikes em alguns de seus empreendimentos.
Renovação
Incentivo. Para Pedro Gomes, a renovação no quadro da política brasileira faz acreditar no incentivo da indústria para que projetos engavetados possam emergir e impactar positivamente o aumento da produção.