Em 2025, Belo Horizonte e Região Metropolitana devem passar a sediar um programa de promoção de bem-estar e inclusão social para os idosos. De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, a iniciativa se chama Melhor Geração. O anúncio da chegada do programa à Grande BH foi feito na tarde desta terça-feira (1° de outubro), durante o lançamento da campanha Outubro Prateado, que busca a conscientização sobre os direitos e a importância da pessoa idosa.

O Observatório de Segurança Pública aponta que, em Minas Gerais, nos primeiros sete meses de 2024, mais de 62 mil pessoas acima de 60 anos sofreram algum tipo de violência. Os principais crimes foram furto, estelionato e ameaça. A Secretária de Estado de Desenvlvimento Social de Minas gerais, Alê Portela, avalia que o cenário é mais um fator que reforça a importância de incluir os idosos na sociedade.

"Nós precisamos de tirar a velhice da solidão. Precisamos de incluir cada vez mais a pessoa idosa. Na vida ativa da sociedade, na vida civil, e nós estamos aqui promovendo não somente esporte, mas bem-estar de físico e bem-estar emocional dessa camada da população", defende.

Alê Portela também convoca toda a sociedade para o cuidado com os idosos, que ela afirma ser um dever de todos. "A campanha que estamos lançando é destinada às famílias das pessoas idosas e a quem tem contato com elas. Temos que ter esse olhar atencioso com quem está ao nosso lado, não somente na família, mas também na convivência diária em sociedade", prega.

O programa consiste em promover aos idosos atividades esportivas e também oportunidades de socialização. Eles são acompanhados por monitores em locais públicos ou privados, por meio de parcerias com a subsecretaria de Esporte, com prefeituras e com entidades do terceiro setor, para promover a socialização.

Atualmente, o programa atende mais de 500 pessoas idosas nas cidades de Franciscópolis (Vale do Mucuri), Frei Lagonegro (Vale do Rio Doce), Fruta de Leite (Norte de Minas), Serra Azul de Minas (Metropolitana de Belo Horizonte), Pintópolis (Norte de Minas), Varzelândia (Norte de Minas), Verdelândia (Norte de Minas) e Angelândia (Jequitinhonha). 

O objetivo é que o projeto chegue a BH e outras cidades da Região Metropolitana em janeiro de 2025, ainda sem data definida. Questionada sobre o número de pessoas que devem ser atendidas na Grande BH, a secretária Alê Portela disse que vai depender da demanda de público.

Outubro Prateado

O mês de outubro também será marcado no estado pela segunda etapa da Campanha Estadual de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa. A ação visa conscientizar a população sobre o cuidado com as pessoas da terceira idade, em referência ao Mês de Valorização da Pessoa Idosa, celebrado em outubro. Com o tema "Seja o Cuidado",quer sensibilizar a população para o respeito, dignidade e proteção aos direitos humanos. 

A ação também busca incentivar a denúncia e a prevenção de todos os tipos de violência, além de fomentar discussões que reforçam a necessidade de apoio e amparo aos idosos.