O governo de Minas Gerais determinou a desapropriação de terrenos que somam área de mais de 29 mil de metros quadrados para obras da construção da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte. A decisão foi publicada em uma série de decretos no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais (DOE) nesta terça-feira (22/7).  

"Declara de utilidade pública, para desapropriação de pleno domínio, terrenos necessários às obras de ampliação do Metrô BH – Linha 2, trecho de Via Permanente, no Município de Belo Horizonte", diz trecho da decisão. Segundo o documento, a concessionária Metrô BH, que administra o sistema, está autorizada a desapropriar área de 18.275,03 metros quadrados localizada nos bairros da Indústria e Gameleira. 

Leia mais: Líderes do Comando Vermelho no Morro das Pedras morrem durante operação da PM

Em outros três decretos, o Executivo determina desapropriação de áreas de 3.570,30, 3.555,34 e 4.308,92 metros quadrados para construção das estações Nova Gameleira, Nova Cintra e Novo Eldorado, respectivamente. Os detalhes das áreas desapropriadas estão no DOE desta terça-feira (Clique aqui). 

Linha 2 começa a ser liberada em 2026

De acordo com a concessionária Metrô BH, a Linha 2 terá 10,5 km de extensão, sete estações e capacidade prevista para atender até 50 mil passageiros por dia. A primeira fase operacional, que incluirá as estações Nova Suíça e Amazonas, deve entrar em funcionamento em meados de 2026. Já as demais estações devem ser concluídas em 2027, e toda a linha entrar em operação plena em 2028.