Uma ação conjunta entre a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Polícia Militar da Bahia (PMBA) resultou, na manhã desta quarta-feira (16), na prisão de um empresário de 32 anos, foragido da Justiça mineira há cerca de dois meses. O homem foi localizado e preso na cidade de Teixeira de Freitas, no interior da Bahia, após investigações conduzidas pela Agência de Inteligência Policial da PCMG, sediada em Nanuque, no Vale do Mucuri.
O empresário é investigado pela operação Machine, deflagrada em março deste ano, que investiga uma organização criminosa envolvida em crimes como falsidade ideológica, falsificação de documentos públicos, fraudes em licitações, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, além de peculato. Segundo as apurações, a quadrilha teria causado um prejuízo superior a R$ 4,6 milhões aos cofres públicos de Nanuque.
A prisão do empresário foi possível graças a um trabalho coordenado entre as duas corporações, com a participação da Companhia Independente de Policiamento Especializado da Mata Atlântica, da PMBA.
Operação Machine
A operação Machine teve sua segunda fase deflagrada no dia 26 de julho, também em Nanuque, e resultou na prisão de um vereador da cidade, que era ex-presidente da Câmara Municipal, e da ex-secretária de Obras do município. Ambos são suspeitos de integrar o esquema criminoso que lesava o erário público, em conluio com empresários e servidores públicos.
O grupo utilizava maquinário e documentos falsificados para fraudar licitações e desviar recursos públicos. Desde o início das investigações, dois vereadores foram afastados de suas funções por determinação judicial, sendo que um deles foi preso por descumprir medidas cautelares.
O empresário capturado na Bahia era o único investigado que ainda permanecia foragido após a deflagração da segunda fase da operação.