Um grave acidente envolvendo um ônibus da linha 9214 Caetano Furquim/Havaí deixou pessoas feridas e mobilizou equipes da Polícia Militar, Samu e Corpo de Bombeiros na manhã desta sexta-feira (1º de novembro). O coletivo bateu no muro de uma creche, na rua Oscar Coelho Santos, no bairro Salgado Filho, região Oeste de Belo Horizonte.

Franklin Duarte é morador da rua onde o acidente aconteceu. Segundo a testemunha, com o impacto da batida, as pessoas foram arremessadas para a direita do ônibus. "Por volta de 6h30 eu escutei um barulho forte, cheguei na minha varanda, vi o ônibus pendurado e as pessoas gritando. Não tive outro pensamento, desci correndo e vim ajudar. Quando cheguei presenciei as pessoas arremessadas para a direita do ônibus, muitas pessoas machucadas, gritando e pedindo socorro", conta. 

O morador foi uma das primeiras pessoas a chegar no local do acidente e, junto com vizinhos, ajudou a resgatar os feridos. "Eu, um vizinho e o irmão dele ajudamos, soltamos a janela de emergência e fomos tirando as pessoas machucadas. Eu não vi crianças, mas muitos adultos indo trabalhar", afirma.

O coletivo colidiu contra o muro e invadiu uma creche. Como nesta sexta-feira é ponto facultativo em Belo Horizonte, não havia aula. Para Franklin, o fato fez com que uma tragédia maior fosse evitada. "Graças a Deus não teve aula na creche, esse horário fica as vans e os pais trazendo os alunos e evitou uma coisa muito pior", diz. 

Acidente 

A solicitação que chegou para a Polícia Militar indicava “várias pessoas feridas” no local. O ônibus teria descido a rua Jota Júnior, perdeu o freio e bateu no muro da instituição de ensino. 

Por volta de 7h30, passageiros do ônibus eram atendidos deitados na calçada em frente ao muro atingido. O ônibus ficou pendurado após quebrar o muro. O ônibus fazia a linha 9214 Caetano Furquim/Havaí. Segundo o Corpo de Bombeiros, 40 pessoas estavam no interior do coletivo. 

A Defesa Civil foi acionada e aguardava a retirada do ônibus para realizar vistoria de risco no imóvel atingido.