Flores, mudas e artigos de decoração podem ser adquiridos na edição especial de Natal das feiras da avenida Carandaí, nas proximidades do Colégio Arnaldo, no bairro Funcionários, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, neste sábado (21). O evento, iniciado às 8h, vai até 16h. No domingo (22), a feira da Avenida Silva Lobo, que terá versão estendida.

De acordo com a Prefeitura de BH, as feiras de Plantas e Flores, de Antiguidades e Tom Jobim, funcionam às sextas-feiras, mas foram ampliadas para permitir ao público mais uma oportunidade de acesso. O comércio apresenta flores, arranjos, plantas e mudas, além de insumos para jardinagem e vasos.

Vendedor de plantas há duas décadas, Carlos Henrique dos Santos, de 41 anos, comemorou a abertura em dia extra no Natal. "Essa feira no sábado é uma novidade pra todos nós. É uma renda a mais, que a gente está precisando. Então, quem não pode vir na sexta, vem no sábado", disse o profissional, que oferece orquídeas, flores tradicionais, entre outras. Às sextas, a barraca de Carlos funciona entre 6h e 18h.


Vendedor de plantas, Carlos Henrique dos Santos

O casal André Sampaio Furlani, de 30 anos, que é analista de patrimônio cultural imaterial, e a redatora Sofia Freire de Andrade, de 31 anos, contou que já quis vir à feira antes, mas nunca havia conseguido. No sábado, se tornou possível. "Era sempre meio de passagem. Então, é bom (no sábado) para poder ficar mais tempo. Compramos uma flor para minha enteada, que hoje é a apresentação de balé dela", disse Sofia. "No sábado permite mais gente vir. É uma boa", completou André.

Na Feira de Antiguidades, é possível encontrar objetos antigos de decoração, louças, aparelhos telefônicos, câmeras, dentre outros. Por fim, na Feira Tom Jobim há opções para comer e beber à sombra das árvores da Praça João Pessoa.

Feiras Regionais

As Feiras Regionais fazem parte do Programa Jornada Produtiva, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), e contam com artesanatos, plantas, flores, artes plásticas, antiguidades, além de comidas e bebidas típicas nacionais e estrangeiras. O programa visa a inserção produtiva e a geração de oportunidades de renda para trabalhadores, artesãos e produtores de variedades por meio do comércio em logradouro público.   

Feira da Avenida Silva Lobo

Neste domingo (22), será a vez da Feira da Avenida Silva Lobo, que acontece aos sábados, mas também está em edição especial de Natal. A feira ocorre entre as ruas Canaã e Xapuri, no bairro Grajaú, na região Oeste, das 9h às 16h.

De acordo com a PBH, a feira conta com produtos artesanais confeccionados pelos próprios feirantes, incluindo bijuterias, bolsas, sapatos, roupas, artigos de papelaria e até terrários de plantas, além de um setor de alimentação, com mesas e cadeiras na Praça da Saúde, que possui playground para as crianças.