Os aprovados na edição de 2022 do concurso do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizaram um protesto pacífico em frente à sede do órgão no bairro Serra, região Centro-Sul de Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira (4). Os candidatos admitidos no certame reivindicam a nomeação para iniciar as atividades no tribunal.
As provas do concurso foram realizadas no dia 4 de dezembro de 2022, exatamente dois anos atrás. Em outubro deste ano, o Órgão Especial do TJMG homologou o resultado do concurso. O procedimento foi encaminhado para a presidência do órgão dar continuidade aos trâmites necessários, mas a nomeação ainda não foi concretizada.
De acordo com o Sindicato dos Servidores da Justiça de Primeira Instância do Estado de Minas Gerais (Serjusmig), a homologação do concurso, outrora considerada improvável, foi resultado da unidade e luta dos sindicatos e comissão de aprovados, com participação em reuniões com a presidência do TJMG e outros membros integrantes da gestão pregressa e da atual.