Um posto de combustíveis e uma residência foram atingidos pela pilha de rejeitos que desmoronou  da Mina de Turmalina, em Conceição do Pará, no Centro-Oeste de Minas, neste sábado (7 de dezembro). Ainda há risco de novos deslizamentos, conforme alerta do Corpo de Bombeiros.

De acordo com os militares, ninguém se feriu, porém 17 outras casas vizinhas ao local do acidente foram evacuadas e 67 moradores retirados dos imóveis. Todos os desalojados foram encaminhados para rede hoteleira de Pitangui, na mesma região. 

O acidente

A Jaguar Mining, proprietária da mina, divulgou um comunicado oficial informando que, na manhã deste sábado (07/12), foi detectada uma anomalia em uma pilha de rejeitos durante uma inspeção realizada na Unidade Turmalina (MTL), situada no povoado de Casquilho, em Conceição do Pará/MG. A empresa afirmou ter tomado prontamente as medidas necessárias, notificando os órgãos fiscalizadores e regulatórios competentes.

Além disso, a Jaguar Mining declarou estar prestando o suporte necessário aos moradores da comunidade local. Informações adicionais serão comunicadas às autoridades responsáveis conforme forem apuradas.

Em nota a Defesa Civil do município informou que uma força tarefa está empenhada nos trabalhos: "a Defesa Civil Municipal de Conceição do Pará, a Defesa Civil Estadual de Minas Gerais, o Núcleo de Emergências Ambientais, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, o Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais do Ministério Público de Minas Gerais, a Agência Nacional de Mineração e a Polícia Militar de Minas Gerais. Reiteramos o pedido para que os moradores afetados não retornem à área até que as autoridades divulguem orientações oficiais sobre a possibilidade de retorno à normalidade", informaram, por meio de nota