O encontro com representantes da concessionária Metrô BH deixou moradores insatisfeitos. Eles aguardavam por respostas sobre o processo de remoção das famílias, mas alegam que nenhum dos questionamentos foi respondido pela empresa. Cerca de 300 imóveis que precisarão ser removidos para a construção da linha 2, que vai levar o serviço para a região do Barreiro.
“É um cenário desesperador. Há um ano a gente vem buscando informações, mas não conseguimos. Eles chamam as famílias para conversar, mas não apresentam nada. Nenhuma resposta”, afirma Poliane de Fátima, de 30 anos, uma das moradoras afetadas com a desocupação.
Ela afirma que os moradores querem respostas sobre o que será feito no plano de remoção. “Se será feito um reassentamento, se será paga uma indenização justa. O que precisamos é de respostas”, afirma. De acordo com Poliane, um novo encontro está previsto para ocorrer em 30 dias com representantes da concessionária.
Procurada pela reportagem, a concessionária Metrô BH afirmou que “convidou para uma reunião os moradores que se prontificaram a colher dúvidas de seus vizinhos para tratarmos no encontro”. Ainda segundo a empresa, “o objetivo é que esses representantes compartilhem as informações com os demais moradores envolvidos na desocupação de sua localidade”.
Linha 2
As obras de construção da Linha 2 estão previstas para começar em setembro deste ano. Já a operação da linha deve ter início em quatro anos, no primeiro trimestre de 2028. Serão construídas sete novas estações:
- Barreiro
- Ferrugem
- Vista Alegre
- Nova Cintra
- Nova Gameleira
- Amazonas
- Nova Suíça
Atualmente, o projeto está em fase de licenciamento ambiental. Só após a Secretaria de Estado de Meio Ambiente aprovar o traçado é que as obras podem começar. Pelo contrato, a concessionária tem até 2029 para colocar a linha 2 em funcionamento.