Quem resolveu curtir o clima ameno da manhã deste sábado (6) no Parque Municipal de BH teve a oportunidade de passar pela Feira da Saúde da UFMG. O evento contou com a participação de alunos e professores para esclarecer a população sobre promoção e cuidados com a saúde.
A professora do curso de enfermagem Solange Godoy explica que a feira é também uma iniciativa para aproximar a instituição da comunidade.
“É uma forma de sair dos muros da universidade. A gente tira as dúvidas da população no tempo que for necessário, de uma forma leve e os alunos participam de uma forma bem legal”, explica.
Para a estudante de enfermagem Luana Beatriz Antenor Guimarães, a feira tem a vantagem de integrar diversos cursos e disciplinas. Participaram professores e estudantes dos cursos de enfermagem, gestão de serviços de saúde, nutrição, medicina, biomedicina e odontologia.
"Entendo que, como estou em uma universidade pública, é meu dever devolver para a comunidade o conhecimento que recebi", diz a estudante, que pretende se tornar enfermeira obstetra.
Gratuita e aberta ao público, a iniciativa teve como um dos focos as orientações sobre o uso da Rede de Atenção a Saúde do SUS. A coordenadora do curso de gestão de serviços de saúde, Kátia Ferreira Costa Campos, esteve no evento orientando a população sobre a estrutura do SUS. Ela destacou a importância da atenção básica como principal porta de entrada do sistema de saúde.
“Às vezes a pessoa está com uma dorzinha de cabeça e vai para a UPA, quando deveria ir para a UBS que atende a região dela”, exemplifica.
Para a estudante de arquitetura Juliana Guimarães, eventos como esse tornam a cidade mais viva. “É muito legal passear aqui na região central de BH e conhecer o trabalho que o pessoal desenvolve lá na UFMG”, afirma.