Moradores do bairro Jardim Montreal, em Ibirité, região metropolitana de Belo Horizonte, denunciam falta de cuidados em duas vias locais. Uma delas é a rua das Bromélias, onde o asfalto está cedendo e, como consequência, um buraco se abriu na via. A poucos metros, na rua Flor de Lis, uma espécie de bota-fora tira o sossego de quem passa pelo local. 

No caso da rua das Bromélias, a prefeitura de Ibirité afirma que vai ao local verificar a situação. Já em relação à rua Flor de Lis, o executivo municipal alega que o lote supostamente usado como bota-fora é privado, mas uma vistoria foi feita e será encaminhada ao Setor de Posturas para notificação do proprietário.

No caso do buraco na rua das Bromélias, altura do número 81, o problema teria começado ainda no ano passado, com as chuvas, mas há três meses, o buraco ficou maior. A situação atrapalha o trânsito no local. 

“Com a chuva do ano passado, foi rachando, rachando, e aí virou um bueiro. Só passa carro do lado de lá. Quando vêm dois veículos, um tem que esperar o outro passar. É uma via de mão dupla, movimentada. Tem uma escola aqui perto, passa ônibus, caminhão para lá e para cá”, detalha o professor Êdes Luiz da Costa, de 67 anos, que mora na região há mais de duas décadas.

Conforme Êdes, devido ao risco de acidente, os moradores precisam colocar galhos no interior do buraco, para alertar motoristas que não têm costume de passar pela região. “Nós não podemos esperar que aconteça um acidente. Eu não passo do lado do rachado. Vou pagar para ver? Passo no calçamento”, admite. 

E este é apenas um dos problemas que incomodam quem mora na região. Na rua Flor de Lis, perto do número 275, há um sítio, que Êdes afirma ser usado como depósito de entulho. “Eles jogam lixo, animais mortos. Já liguei para a prefeitura, desde o ano passado estou ligando, eles falam que vão vir, mas nunca vêm. E eu paguei R$ 1.000 reais de IPTU neste ano”, protesta.

Êdes também se queixa de uma falta de cuidado com as árvores da via, que segundo ele precisam ser podadas. “Muitas vezes fica galho no meio da rua. Eu fico indignado”, desabafa.  

Questionada, a Copasa afirmou que esteve no local onde está o buraco e verificou que “se trata de uma rede de drenagem pluvial” e que, portanto, a responsabilidade não seria da companhia. 

Também questionada, a prefeitura de Ibirité disse, em nota, que vai enviar uma equipe à rua das Bromélias para verificar a situação do asfalto e começar tratativas. Sobre as reclamações em relação à rua Flor de Lis, o executivo municipal afirma que uma vistoria foi feita no local e constatou que se trata de uma propriedade privada e, portanto, o executivo municipal fica limitado para agir.

"Ademais, a Secretaria informa que o resultado desta vistoria será levado ao setor de Fiscalização e Posturas para que seja feita a notificação ao proprietário. Em relação à poda das árvores, a pasta destaca que não possui a autorização para realizar a poda das árvores, sem a solicitação prévia do dono do lote", diz a nota da prefeitura de Ibirité.