O Corpo de Bombeiros informou que há, ao menos, onze incêndios ocorrendo simultaneamente em Minas Gerais nesta terça-feira (10 de setembro). O cenário ocorre em meio a uma das piores secas já registradas no Estado. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade do ar chegou a 20% nesta terça-feira, o que favorece o surgimento de queimadas — a taxa recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 60%. Bombeiros e brigadistas atuam nos seguintes locais:
- Parque Estadual Pau Furado: Localizado em Uberlândia e Araguari, na região do Triângulo Mineiro. O local registra chamas há dez dias. Dezenove brigadistas e 14 bombeiros atuam na região. Sete viaturas estão empenhadas no combate às chamas.
- Parque Estadual Serra do Brigadeiro: Situado entre os municípios de Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé e Divino, todos na Zona da Mata. No local, as chamas já duram nove dias. O combate é realizado em duas frentes. A primeira frente é pelo município de Pedra Bonita, com 14 bombeiros e 27 brigadistas voluntários, além da ajuda da aeronave Guará 1 e dois air tractors (que jogam água). A segunda frente acontece no município de Araponga e conta com oito bombeiros e três viaturas.
- Área de Interesse Arqueológico: Localizada em Andrelândia, no Sul de Minas. O incêndio no local já dura cinco dias. A operação conta com quatro bombeiros, três brigadistas voluntários e duas viaturas.
- Parque Estadual da Serra do Papagaio: Localizado em Aiuruoca, no Sul de Minas. Quatro bombeiros e outros 34 brigadistas atuam na área com o auxílio de três veículos.
- Parque Estadual do Rio Doce: Situado entre os municípios de Timóteo, Marliéria e Dionísio, no Vale do Aço e na região Central. No local, há 15 brigadistas contratados e outros 28 brigadistas cedidos pela empresa ArcelorMittal. Além disso, a equipe conta com quatro veículos, dois tratores e dois caminhões-pipas.
- Refúgio da Vida Silvestre Estadual de Macaúbas: Localizado em Macaúbas, na região metropolitana de Belo Horizonte. O local tem focos de incêndio há dois dias. Sete bombeiros e três brigadistas voluntários estão no local combatendo as chamas. Quatro veículos também auxiliam a equipe durante a operação.
- Parque Morro d'Água Quente: Localizado em Catas Altas, na região Central. O Corpo de Bombeiros encaminhou equipes e informou que há riscos para a área da Serra do Caraça.
- Reserva Particular do Patrimônio Natural Santuário Caraça: Fica em Catas Altas, na cidade de mesmo nome. No local, que registra focos de incêndio há dois dias, cinco bombeiros combatem as chamas.
- Serra da Moeda: Abrange oito cidades: Belo Vale, Moeda, Jeceaba, Congonhas, Itabirito, Rio Acima, Nova Lima e Brumadinho. O incêndio ocorre às margens da BR-040, perto do retorno que dá acesso ao Topo do Mundo. Sete bombeiros e quatro brigadistas da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA) combatem o incêndio na área.
Entenda o tempo seco
O meteorologista do Inmet, Heráclio Alves, explica o motivo da escassez de chuvas em Minas Gerais. “Para que seja formada a chuva, além da temperatura mais alta, é necessário que a umidade do ar esteja propícia para a formação de precipitações. Não é o que vem acontecendo em Belo Horizonte, que tem registrado índices muito baixos de umidade, bloqueando a formação de água.”