A notícia de que a linha 2 do metrô de Belo Horizonte vai começar a ser construída agradou a população que depende do modal para se locomover. Nesta segunda-feira (16), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e o vice-governador, Professor Mateus Simões, entre outras autoridades, deram início às obras das sete estações que vão ligar a região Oeste ao Barreiro, até 2028.
“Eu pego metrô no Gameira e vou até a estação Vilarinho. De lá, preciso pegar ônibus. É horário de pico, acho que com mais uma linha, contemplando novas regiões, as pessoas vão usar mais este tipo de transporte, e acabar desafogando as vias da cidades”, disse a estudante Maria D'Arda Fernandes, de 18 anos.
A opinião dela é compartilhada pelo auxiliar de eletricista Fábio Ferreira da Silva, de 37 anos. Ele, apesar de não usar o metrô todos os dias, acredita que a expansão vai trazer benefícios para toda a cidade.
“Hoje, em Belo Horizonte, existem muitos veículos, e isso piora tudo, não só demora no trânsito, mas a questão da poluição também, olha o clima, está tendo meio cinzento. Então, vai ser melhor ampliar a linha de metrô”, contou.
Custo das obras e das melhorias
De acordo com o projeto da concessionária Metrô BH, que administra o modal, a linha 2 estará em pleno funcionamento em 2028. No entanto, dois anos antes, em 2026, já estarão prontas as estações Nova Suiça e Amazonas.
O investimento para que a linha 2 saia do papel e melhorias na linha 1 sejam possíveis é de R$ 3,7 bilhões — sendo R$ 2,8 bilhões de aporte do Governo Federal e R$ 440 milhões provenientes do Termo de Reparação assinado pelo Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) com a Vale, em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho.
Linha 2
Ao todo, a linha 2 terá 10,5km de extensão e será dividida em sete estações: Nova Suíça (onde será o encontro das duas linhas), Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. A expectativa é transportar uma média diária de 213 mil passageiros a partir da conclusão da nova linha, sendo 157 mil na linha 1 e 56 mil na linha 2.