Após o incêndio que atingiu um apartamento no 12º andar de um edifício no bairro Carmo, região Centro-Sul de Belo Horizonte, nesta terça-feira (14 de janeiro), a Defesa Civil realizou uma vistoria para avaliar os danos estruturais. Foram analisados quatro apartamentos, além da fachada do prédio.

No apartamento 1201, onde o incêndio teve início, foram observadas trincas e desprendimento do revestimento argamassado nas paredes e lajes, além de comprometimento da rede elétrica e perda parcial do mobiliário. O imóvel foi interditado até que sejam realizadas as medidas necessárias para sua recuperação.

+Moradores relatam desespero durante incêndio em prédio de BH

O apartamento 1301 também apresentou danos, com trincas nas paredes e estufamento do piso de madeira, além de problemas na rede elétrica. Já no apartamento 1101, foram constatadas infiltrações nas lajes, danos no forro de madeira e vidro dos banheiros, além de escoamento de água pelas luminárias, consequência do combate ao incêndio.

Por outro lado, o apartamento 1401 não apresentou danos estruturais aparentes relacionados ao incidente, com exceção de uma trinca no vidro da janela.

Fachada do edifício

Além dos danos às unidades individuais, a vistoria também revelou problemas na fachada frontal do edifício, onde houve desprendimento e risco de queda do revestimento cerâmico. Como medida preventiva, a Defesa Civil orientou o condomínio a manter a área frontal e o passeio isolados até que os riscos sejam mitigados, incluindo a urgente remoção dos revestimentos cerâmicos com potencial de queda.

Todos os responsáveis pelos imóveis vistoriados foram notificados sobre os riscos identificados e orientados quanto às providências necessárias para garantir a segurança estrutural do prédio.

Incêndio

O incêndio, que ocorreu por volta das 9h da manhã de terça-feira, mobilizou sete equipes do Corpo de Bombeiros para combater as chamas. Apesar dos danos, não houve registro de vítimas, e o fogo foi controlado por volta das 10h45.