Quatro das seis cidades com os menores índices de umidade relativa do ar no Brasil nesta segunda-feira (20 de janeiro) estão em Minas Gerais, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
As medições realizadas pelo instituto indicam que Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, registrou o menor índice de umidade relativa do ar no Estado, com 29%. Em seguida, aparecem Belo Horizonte (32%), Montes Claros e Serra dos Aimorés, ambas com 31%.
+ BH pode ter novos recordes de calor com temperaturas de até 34º; entenda causas
A cidade com a menor umidade relativa do ar no Brasil foi Boa Vista, capital de Roraima, com 28%. Alegre, no Espírito Santo, também registrou 29%.
A umidade relativa do ar ideal para a saúde humana fica entre 40% e 60%. Nesse intervalo, o ambiente é considerado confortável para a maioria das pessoas, além de ser favorável para evitar problemas respiratórios e ressecamento da pele.
+ Calor aumenta casos de doença que matou 7 pessoas por mês em Belo Horizonte
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma umidade abaixo de 30% pode causar desconfortos, como o ressecamento das vias respiratórias. Veja alguns cuidados que devem ser tomados em dias secos:
- Beba bastante líquido.
- Evite esforço físico nas horas mais secas.
Evite exposição ao sol durante os horários mais quentes do dia. - Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).
#BaixaUmidade: Confira os menores valores, registrados até às 16h de hoje (20), nas estações do #INMET:
— INMET (@inmet_) January 20, 2025
💧 Boa Vista (RR): 28%
💧 Itaobim (MG): 29%
💧 Alegre (ES): 29%
💧 Montes Claros (MG): 31%
💧 Serra dos Aimorés (MG): 31%
💧 Belo Horizonte (Pampulha) (MG): 32%